Resumo da notícia
- Flamengo força a barra ou está no seu direito ao insistir com STJD para adiar jogo?
- "Caminho jurídico legítimo dentro da cadeia", diz Andrei Kampff, do blog Lei em Campo
- Danilo Lavieri: "Flamengo está no seu direito de lutar pelo que acha que é certo"
- Juca: "Fla deve forçar barra pra fazer prevalecer bom senso que diretoria jamais teve"
O Flamengo acionou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na noite de ontem (24) com um pedido para o adiamento da partida contra o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, marcado para este domingo (27), no Allianz Parque. O motivo é o surto de contágio de Covid-19 que acometeu o elenco nos últimos dias - assista ao debate sobre o tema no vídeo acima.
A ida ao STJD aconteceu horas antes de a CBF responder negativamente o pedido feito pelo clube carioca na terça-feira (22) e determinar um protocolo, argumentando que o Flamengo só não enfrentará o Palmeiras se não tiver pelo menos 13 jogadores disponíveis.
Apesar da resposta da CBF, o Flamengo ainda aposta no STJD para ter o jogo cancelado. O clube está no direito dele? Ou força a barra ao insistir na ação ao tribunal mesmo com o protocolo da CBF já definido? Fizemos essas perguntas aos colunistas do UOL Esporte. Confira as respostas:
ANDRÉ ROCHA
Flamengo tem o direito legítimo de defender os direitos que imagina ter até a última instância. Só não tem muita moral para isso, por dar os piores exemplos no trato da pandemia.
Leia o blog do André Rocha.
ANDREI KAMPFF
É o caminho jurídico legítimo dentro da cadeia. Dito isso, acho que o Flamengo precisa entender que o futebol, como negócio e organização, precisa defender interesses coletivos, não só quando esses irão favorecê-lo. O déficit de coerência do futebol brasileiro precisa ser combatido.
Leia o blog Lei em Campo.
DANILO LAVIERI
O Flamengo está no seu direito de lutar pelo que acha que é certo e usar todas as instâncias possíveis para isso. O problema é que o time carioca já mostrou que está usando dois pesos e duas medidas quando o assunto é corona. Embora use o argumento "de saúde" para pedir adiamento do jogo, esquece esse mesmo critério ao defender a volta do público e outras medidas quando o assunto é pandemia.
Leia o blog do Danilo Lavieri.
JUCA KFOURI
Flamengo deve forçar a barra para fazer prevalecer o bom senso que sua diretoria jamais teve desde que tomou posse. São todos uns fanfarrões arrogantes.
Leia o blog do Juca.
MARCEL RIZZO
Primeiro ponto: o futebol não deveria ter voltado com a pandemia ainda em alta, é risco para todos os envolvidos na partida. Já que voltou, os clubes sabiam do risco de haver surtos e deveriam ter se preparado com elencos maiores para poder jogar. Flamengo joga uma cartada no STJD que deixa totalmente em aberto o cenário, já que nunca se sabe o que sairá da cabeça dos membros do tribunal. Como está na regra, não é forçar a barra.
Leia o blog do Marcel Rizzo.
MENON
Não acho que esteja forçando a barra. É um direito dele defender sua tese em todas as instâncias válidas.
Leia o blog do Menon.
MILTON NEVES
Depois de um período sensacional com Jorge Jesus, o Flamengo, que nos últimos anos andava calado com tanto "cheirinho", está sentindo que manda no futebol brasileiro mais do que a própria CBF. Forçou a volta do futebol, está forçando a volta da torcida e agora quer ver se cola o papo de que "está pensando na saúde de seus jogadores". A atual diretoria do Fla só pensa no próprio umbigo! Que o Fla costure um acordo com a CBF para que possa perder por W.O. sem maiores punições.
Leia o blog do Milton Neves.
PERRONE
Não acho que seja forçar a barra. O Flamengo exerce seu direito de recorrer ao STJD quando julgar necessário.
Leia o blog do Perrone.
- Após gritaria, cartolas ainda tentam acordo por volta de público... - Veja mais em https://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2020/09/apos-gritaria-cartolas-ainda-tentam-acordo-por-volta-de-publico/?cmpid=copiaecolaApós gritaria, cartolas ainda tentam acordo por volta de público... - Veja mais em https://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2020/09/apos-gritaria-cartolas-ainda-tentam-acordo-por-volta-de-publico/?cmpid=copiaecolaApós gritaria, cartolas ainda tentam acordo por volta de público
RENATO MAURÍCIO PRADO
Flamengo tem errado muito com toda essa postura negacionista a respeito da pandemia, mas nesse caso específico me parece razoável querer o adiamento e, portanto, lutar por ele no STJD. O que não faz sentido algum é pedir pra não jogar domingo e liderar movimento pela volta do público aos estádios.
Leia o blog do Renato Maurício Prado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.