Topo

Brasileirão - 2020

CBF diz que Fla tem surto por ignorar protocolo e cita cartolas em viagem

Funcionário desinfecta Estádio Monumental de Guayaquil antes de Barcelona (EQU) x Flamengo pela Copa Libertadores 2020 - RODRIGO BUENDIA / POOL / AFP
Funcionário desinfecta Estádio Monumental de Guayaquil antes de Barcelona (EQU) x Flamengo pela Copa Libertadores 2020 Imagem: RODRIGO BUENDIA / POOL / AFP

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

26/09/2020 18h41

Em um relatório elaborado pela Comissão Médica Especial da CBF, ao qual o UOL Esporte teve acesso com exclusividade, a entidade atribui o surto de casos de coronavírus no Flamengo ao fato do clube não respeitar os protocolos de saúde estabelecidos pela entidade, e questiona a presença de excesso de dirigentes na viagem para o Equador no meio de semana. O documento já foi entregue ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, que suspendeu o confronto de amanhã entre Palmeiras x Flamengo.

O relatório de dez páginas anexa a imagem publicada pelo próprio Rubro-Negro de sua delegação retornando do Equador. Nela, atletas aparecem sem máscara e sem distanciamento dentro da aeronave.

"Dentro do avião os jogadores aparecem sem máscaras protetivas, aglomerados durante a viagem de volta da delegação do Equador, em total
descumprimento dos protocolos preconizados em nosso guia de medidas protetivas", afirma a CBF.

Além disso, a Comissão Médica da confederação também aponta descumprimentos de protocolo por parte do Flamengo tanto no tempo de permanência no Equador, como no excesso de dirigentes que integraram a delegação, em desacordo com as recomendações dos protocolos da Conmebol.

"Outro fator sugestivo do ponto de vista médico que essa contaminação ocorreu pelo não seguimento dos protocolos e não durante a partida, pode ser constatado pela solicitação do próprio clube para permanecer no exterior por mais de 72 horas, tempo previsto pelo protocolo, por comodidade de logística, com uma delegação de 64 pessoas, enquanto as credenciais da CONMEBOL (Confedereação Sul-americana de Futebol) são em numero de 50) hospedados nos mesmos hotéis e utilizando transporte aéreo e eventualmente terrestre junto com os jogadores".

A CBF apresenta ainda um estudo mostrando que não haveria qualquer indício de contaminações cruzadas em partidas por enquanto. O próprio jogo entre Flamengo e Independiente Del Valle é um dos utilizados como exemplos.

"Esse mesmo fato pode ser observado com o Independente del Valle, adversário do Flamengo na partida válida pela Copa Libertadores no dia 17 de setembro de 2020, que divulgou resultado de 1 atleta com teste molecular positivo em teste realizado no dia 22 de setembro de 2020, após 5 dias da partida em questão. Reiteramos que casos esporádicos podem ocorrer na vigência da transmissão comunitária que vivemos, porém pelos dados expostos acima não há evidência estatisticamente relevante de contaminação cruzada durante as partidas".

A partida de amanhã entre Palmeiras e Flamengo está suspensa por uma liminar obtida no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, após um pedido do Sindeclubes, que tem como presidente um funcionário do clube carioca. A CBF tenta reverter a decisão, e deve protocolar uma ação nas próximas horas.