O que mudou no Barcelona após vexame de 8 a 2 contra o Bayern de Munique?
O Barcelona faz a sua estreia no Campeonato Espanhol 2020/21 hoje, contra o Villareal, no Camp Nou, às 16h (de Brasília). Será o primeiro jogo oficial da equipe após o vexame histórico no 8 a 2 sofrido contra o Bayern de Munique nas quartas de final da Liga dos Campeões da temporada passada.
Após a humilhação diante a equipe bávara, que ficou com título da principal competição europeia, o zagueiro Gerard Piqué deixou o campo dizendo que o clube precisa de uma 'mudança em todos os sentidos'.
O UOL Esporte listou algumas mudanças que ocorreram desde aquela partida até o dia de hoje, quando o time catalão faz sua estreia pelo campeonato nacional.
Mudança no comando técnico
Três dias após a goleada história na Champions, o Barcelona anunciou a demissão do técnico Quique Sétien. Para o seu lugar, a equipe azul e grená optou pela chegada de Ronald Koeman — ídolo do clube nos anos 90 — e que estava dirigindo a seleção holandesa.
Saída de nomes importantes
A escolha dos dirigentes do Barça por Koeman foi pela ideia de reformulação. Com a chegada do holandês os meio-campistas Arturo Vidal, Artur e Ivan Rakitic deixaram o clube, além do atacante Luis Suárez e o lateral Semedo — que apesar de ser jovem, não encontrou seu futebol no clube e foi para o Wolverhampton, que disputa a primeira divisão do Campeonato Inglês.
Artur já havia sido negociado com a Juventus, Vidal foi contratado pela Inter de Milão, Rakitic retornou ao Sevilla e Suárez foi para o Atlético de Madri.
Dança das cadeiras nos bastidores
Outro reflexo da goleada histórica foram as mudanças nos cargos de dirigentes do clube. O ex-jogador Eric Abidal, que era diretor esportivo da equipe, foi demitido. O diretor executivo Óscar Grau também teve o mesmo fim do francês.
Atual elenco
Nos amistosos que o Barcelona fez nesta pré-temporada, Koeman escalou a equipe com o brasileiro Neto no gol, já que Ter Stegen se recupera de lesão, e na defesa deu chance ao jovem zagueiro uruguaio Ronald Araújo. A dupla de volantes foi formada por Sergio Busquets e De Jong.
Já no ataque o holandês fez dois testes: um quarteto formado por Francisco Trincão, Messi, Coutinho e Griezmann; e um trio de ataque com o astro argentino, o atacante francês e a promessa Ansu Fati; com Coutinho um pouco mais recuado no meio-campo. O jovem Pedri, contratado junto ao Las Palmas, também recebeu algumas oportunidades, mas deve ficar como opção no banco.
Sergi Roberto, Piqué, Alba e Busquets são nomes que continuam com prestígio mesmo com o novo comandante e devem iniciar a estreia como titulares.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.