Luxa usa Klopp de exemplo para pedir tempo de trabalho a técnicos no Brasil
O técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, usou o Instagram para pedir mais tempo de trabalho aos técnicos no futebol brasileiro. Ele publicou um vídeo em que o treinador do Liverpool, Jürgen Klopp, é apresentado no Liverpool e comenta sobre o assunto.
"Por favor nos dê tempo para trabalhar. Pensem mais positivo sobre mim e sobre todas pessoas do Liverpool. Se vocês quiserem, pode ser algo especial. Se vocês estiverem preparados para esperar. Vamos começar em uma liga difícil, com adversários ficando cada vez maiores. Mas podemos ter sucesso. Não estou dizendo para esperar 20 anos. Mas quando eu completar 4 anos aqui, creio que teremos um título", pediu Klopp, em 2015. Quatro anos depois, ele venceu a Liga dos Campeões. E neste ano, foi campeão inglês.
Luxemburgo usou o exemplo de Klopp para criticar as demissões frequentes no Brasil. Ontem, por exemplo, o técnico Thiago Larghi saiu do Goiás após 6 jogos. No Brasileirão de 2020, após 12 rodadas, já aconteceram 8 trocas de técnico.
"Seria ideal que no Brasil, no universo do futebol, que os profissionais não fossem julgados por apenas um jogo, por uma semana ou só um mês, deveriam ser considerados pelo processo inteiro de trabalho que foi contratado para desenvolver e o período que ele irá desenvolver esse trabalho, isso é muito importante. As pessoas que tiveram sucesso no futebol brasileiro, muitas foram em cima do que o Klopp diz sobre projeto e planejamentos, é assim que você chega às conquistas de títulos, alguns conquistam muito precocemente e outros levam um pouco mais de tempo", escreveu Luxemburgo.
O técnico do Palmeiras pediu para as diretorias terem em mente os objetivos de cada time. Ele entende que só assim é possível fazer uma avaliação correta dos trabalhos, pois evita uma cobrança imediata, a cada jogo, como acontece atualmente.
"Precisamos mudar essa cultura no Brasil, da necessidade momentânea de resultados, em um jogo, em um clássico, em uma semana e de transferências. São 20 clubes disputando o Campeonato Brasileiro só 1 ganha e 4 vão para Libertadores, tem que analisar em que projeto você está e onde se quer chegar dentro das contratações profissionais. Se no seu projeto você quer ser campeão da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores, os investimentos são maiores a cada processo, cada temporada e cada semestre".
Luxemburgo está no Palmeiras desde o começo do ano e foi campeão paulista em 2020, mas tem recebido críticas pelo desempenho do time e pelo excesso de empates. O clube está na 4ª posição do Campeonato Brasileiro, com 19 pontos. O líder, Atlético-MG, tem 24.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.