Time treinado por Donavan abandona jogo após ofensa homofóbica
O San Diego Loyal, time americano comandado por Landon Donovan, abandonou a partida contra o Phoenix Rising, pelo campeonato da USL, após ofensa homofóbica ao jogador Collin Martin, que assumiu ser gay em 2018. De acordo com a imprensa americana, Junior Flemmings foi o responsável pelo insulto.
A ofensa ocorreu no fim do primeiro tempo, e gerou confusão, com Donavan invadindo o campo para tirar satisfações com a arbitragem. Por sua reação, Collin acabou expulso. A pressão dos jogadores do Loyal, porém, fez o árbitro retirar o cartão vermelho. O San Diego voltou a campo para a etapa final, mas apenas para se ajoelhar e deixar o campo.
Em vídeo divulgado pelo Loyal, Donavan conta que Collin denunciou o insulto ao quarto árbitro. Ao ouvir a reclamação de seu atleta, o treinador se revoltou e partiu para a discussão. Além disso, o comandante relata que a atitude de seu time deve-se também a uma ofensa racista ao defensor Elijah Martin na última semana.
"Nós passamos por muita coisa na última semana. Eu entendo que muitas pessoas, vendo de longe, não entendam. Nós tivemos um incidente muito difícil semana passada, e nós juramos a nós mesmos, à nossa comunidade, aos nossos jogadores, ao clube, à USL, que não aceitaríamos intolerância, homofobia e coisas que não pertencem ao nosso jogo", afirmou o treinador.
"Na última semana, nós deveríamos ter feito algo no momento. Esse foi o nosso arrependimento. (...) No final do primeiro tempo, Collin foi ao quarto árbitro, após estranhamente ter recebido o cartão vermelho, e contou que foi vítima de ofensa homofóbica. Quando eu ouvi isso, fiquei louco. Eu sei o que esse time passou. Foi devastador para mim. Após o intervalo, nós decidimos que se o jogador responsável pelo insulto não saísse do jogo, nós não jogaríamos. Tenho muito orgulho deste grupo e organização", completou Donavan.
Em seu perfil oficial no Twitter, o San Diego Loyal reforçou o posicionamento de seus atletas. "Semana passada nós deixamos claro que não aceitaríamos racismo ou homofobia. Nada mudou nesta semana".
Em nota, a USL informou que investigará o incidente e repudiou o uso de "linguagem abusiva".
"Estamos cientes do suposto insulto homofóbico na partida entre San Diego Loyal SC e Phoenix Rising FC. Linguagem abusiva de qualquer tipo não tem lugar em nossa sociedade e não será tolerada em partidas da USL. Uma investigação está em andamento para determinar os fatos que cercam o incidente. Mais informações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis", informou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.