Topo

Pouco treino, viagem curta e testes: a nova rotina anti-Covid da seleção

Tite convocou a seleção brasileira em 18 de setembro e já cortou dois jogadores desde então: Gabriel Jesus e Alisson - Lucas Figueiredo/CBF
Tite convocou a seleção brasileira em 18 de setembro e já cortou dois jogadores desde então: Gabriel Jesus e Alisson Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

05/10/2020 04h00

A seleção brasileira começa hoje (5) sua preparação para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Qatar, quando enfrenta Bolívia e Peru. Os 23 jogadores convocados pelo técnico Tite se apresentarão ao longo do dia ou no máximo amanhã (6), quando está previsto o primeiro treino com todo o grupo para 15h30.

Desta forma, estão programados apenas três treinos completos antes da estreia, que será sexta-feira (9), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo. Serão duas atividades na Granja Comary, em Teresópolis, e mais uma no estádio do Corinthians, na véspera do jogo.

Depois de enfrentar a Bolívia, a seleção brasileira não partirá direto para o Peru, palco da segunda rodada. Essa decisão foi motivada pela pandemia do novo coronavírus, pois o país vizinho registra atualmente a maior taxa mundial de mortes por milhão de habitantes - o Brasil é quarto colocado deste ranking, atrás ainda de Bélgica e Bolívia.

Neo Química Arena - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Estreia nas Eliminatórias será na Neo Química Arena, em São Paulo
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Assim, a seleção treina sábado, domingo e segunda-feira no CT Joaquim Grava e embarca para o Peru na segunda, às 17h. A delegação passa a noite no hotel Hyatt Centric San Isidro, em Lima, entra em campo na terça-feira às 21h e logo depois retorna ao Brasil. A ideia é passar o menor tempo possível em solo peruano - de certa forma, Tite abriu mão do tradicional treino de reconhecimento do gramado por esse motivo.

A pandemia também exigiu atenção especial com a realização de testes de Covid-19, segundo protocolos da Fifa e da Conmebol. Todos os jogadores serão testados quatro vezes: quando se apresentarem à Granja Comary, na antevéspera ou véspera da partida contra a Bolívia, antes da viagem ao Peru e na antevéspera ou véspera do segundo jogo, diante do Peru.

Desde a data da convocação, há 17 dias, Tite precisou cortar dois jogadores por lesão. Sem Gabriel Jesus, do Manchester City, e Alisson, do Liverpool, a seleção brasileira contará com Matheus Cunha, do Hertha Berlim, e Ederson, do City. Também houve temor sobre a situação de Richarlison saiu lesionado da partida do Everton no sábado, mas ele se apresentará ao grupo da seleção e deve ficar à disposição.

Os jogos contra Bolívia e Peru estavam previamente marcados para os dias 27 e 31 de março, respectivamente, mas sofreram adiamento. Assim, a jornada até o Qatar começa nesta semana.

Veja a lista de convocados da seleção brasileira:

GOLEIROS
Ederson - Manchester City (ING)
Santos - Athletico Paranaense
Weverton - Palmeiras

LATERAIS
Danilo - Juventus (ITA)
Gabriel Menino - Palmeiras
Alex Telles - Porto (POR)
Renan Lodi - Atlético Madrid (ESP)

ZAGUEIROS
Thiago Silva - Chelsea (ING)
Marquinhos - Paris Saint Germain (FRA)
Felipe - Atlético de Madrid (ESP)
Rodrigo Caio - Flamengo

MEIAS
Casemiro - Real Madrid (ESP)
Fabinho - Liverpool (ING)
Bruno Guimarães - Lyon (FRA)
Douglas Luiz - Aston Villa (ING)
Philippe Coutinho - Barcelona (ESP)
Everton Ribeiro - Flamengo

ATACANTES
Matheus Cunha - Hertha Berlin (ALE)
Rodrygo - Real Madrid (ESP)
Neymar - Paris Saint Germain (FRA)
Everton - Benfica (POR)
Roberto Firmino - Liverpool (ING)
Richarlison - Everton (ING)