Topo

Palmeiras

Raphael Veiga cresce na falta de Lucas Lima. Quem é o titular do Palmeiras?

Vanderlei Luxemburgo durante jogo do Palmeiras contra o Sport; técnico fará escolha importante contra o Botafogo - Marcello Zambrana/AGIF
Vanderlei Luxemburgo durante jogo do Palmeiras contra o Sport; técnico fará escolha importante contra o Botafogo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

05/10/2020 04h00

O técnico Vanderlei Luxemburgo terá poucos dias para tomar uma decisão com grande significado neste momento do Palmeiras: escolher Lucas Lima ou Raphael Veiga para começar jogando na quarta-feira (7), às 21h30, contra o Botafogo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Depois da vitória de sábado sobre o Ceará, nem o próprio treinador quis cravar quem é o dono da posição. Nesta partida, Raphael Veiga fez um dos gols (veja abaixo). Da mesma forma, deixou sua marca a goleada sobre o Bolívar, pela Libertadores, no meio de semana.

Lucas Lima cumpriu suspensão no Brasileirão e, segundo Luxa, ficou no banco no jogo anterior para a formação com Veiga já ser colocada em prática.

Mas e agora, que ambos estarão normalmente à disposição para a partida no estádio Nilton Santos? Luxemburgo despistou.

São dois jogadores de qualidade, né? Mas existe uma desconfiança muito grande do torcedor, e eu não consigo quebrar essa desconfiança. Eu protejo, mas não consigo quebrar. Quem quebra são os próprios jogadores. E o Raphael Veiga tem talento, como o Lucas Lima tem talento. Só que eles têm que colocar esse talento dentro do campo de jogo, não sou eu que vou jogar por eles. Eu escalo eles para jogar, e eles colocam para fora o potencial deles."

Lucas Lima - Cesar Greco - Cesar Greco
Imagem: Cesar Greco
Raphael Veiga - Cesar Greco - Cesar Greco
Imagem: Cesar Greco

Raphael Veiga teve o rendimento elogiado contra Ceará e Bolívar e também entrada aprovada em jogos anteriores. No fim da frase de anteontem, há um indicativo de uma nova oportunidade: "Ele jogou bem e tem potencial. Agora ele que tem que dizer: sou craque ou não sou craque, jogo ou não jogo?".

Circulação ou pisada na área?

As estatísticas, mapas de calor e observações do Palmeiras em 2020 mostram que Lucas Lima e Raphael Veiga têm características de jogo diferentes que se manifestam na prática: o primeiro tem dois gols e duas assistências na temporada, e o outro soma cinco gols marcados e não deu passes.

Lucas Lima é um meia de mais circulação, que ocupa mais espaços em campo. É comum que ele busque a bola no pé dos zagueiros e volantes para conduzi-la até o ataque, mas dificilmente conclui as jogadas. Já Raphael Veiga é o meia que aparece mais na área, com média de 1,3 finalização por jogo no Brasileirão - a média do concorrente é 0,3. Portanto, recebe passes mais longos e, caso não conclua ele mesmo, encontrará os três atacantes mais perto do gol adversário.

Veja os espaços do campo mais ocupados por cada um (primeiro Lucas, depois Raphael) segundo a plataforma "Sofascore".

Mapa 1 - Reprodução/Sofascore - Reprodução/Sofascore
Imagem: Reprodução/Sofascore
Mapa 2 - Reprodução/Sofascore - Reprodução/Sofascore
Imagem: Reprodução/Sofascore

Apesar de participar de menos gols do que Veiga, Lucas Lima também teve bons momentos na temporada. Como mostrou o UOL Esporte, o meia vinha rendendo não centralizado, como um 10 clássico, mas ao armar partindo do lado direito para dentro, com liberdade para jogar sem ninguém "fungando em seu cangote", como disse Luxemburgo. Contra o Corinthians, participou da jogada do segundo gol, invertendo o lance para Willian antes da conclusão de Gabriel Veron, por exemplo. Deu o passe decisivo antes da assistência.

É questão de escolha. Contra o Botafogo será Patrick de Paula, Bruno Henrique e quem?

Palmeiras