Topo

Santos

Melhor que Sampaoli? Cuca supera marca de argentino no Santos

Cuca aplaude durante treino do Santos - Ivan Storti/Santos FC
Cuca aplaude durante treino do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

06/10/2020 04h00

A situação caótica vivida nos bastidores do Santos parece não refletir dentro do campo. A equipe do técnico Cuca alcançou o décimo jogo de invencibilidade, sequência melhor até do que conseguiu o badalado time de Jorge Sampaoli no ano passado.

Sob o comando do treinador argentino, o Peixe chegou a ficar nove partidas sem ser derrotado em uma sequência de confrontos considerados mais fáceis, durante Paulistão, Copa do Brasil e Sul-Americana. Ainda assim, durante o período, o time amargou a eliminação do torneio continental na primeira fase.

Com Sampaoli, foram cinco vitórias (contra Altos-PI, Mirassol, Guarani, Oeste e América-RN) e quatro empates (Palmeiras, Corinthians e duas vezes com o River Plate-URU). A invencibilidade foi quebrada no décimo jogo pelo Novorizontino.

A atual sequência, com o técnico Cuca, conta com cinco vitórias (Ceará, Atlético-MG, Delfín-EQU, Olimpia-PAR e Goiás) e cinco empates (Vasco, São Paulo, Olimpia-PAR, Botafogo e Fortaleza). O Peixe não perde desde 30 de agosto, quando foi derrotado pelo Flamengo em jogo de polêmicas pelo uso do VAR.

Ou seja, o Santos passou pelo mês de setembro ileso dentro de campo, mesmo diante de tantos problemas fora dele. Foi durante o último mês que o clube sofreu o agravamento da punição da Fifa que proíbe registro de jogadores, agora válido por três janelas, além do afastamento de José Carlos Peres da presidência após abertura de processo de impeachment.

Por outro lado, os salários referentes ao mês de outubro foram pagos com antecedência pela gestão de Orlando Rollo. O adiantamento foi uma manobra para evitar problemas por causa das ameaças de bloqueio de contas por dívidas antigas.

Apesar de Sampaoli ter convivido com problemas salariais no clube praiano, o argentino contou com 14 reforços e viu a direção investir R$ 70 milhões — grande parte ainda em dívida com os clubes. O atual técnico do Atlético-MG ainda teve a vantagem de iniciar um trabalho do zero e realizar pré-temporada. Cuca, por outro lado, não teve nenhum reforço por causa da punição da Fifa e ainda pegou a equipe no meio da temporada.

Santos