Inventor do pênalti com cavadinha é internado em estado grave com covid-19
O tcheco Antonín Panenka, ex-jogador famoso pela criação do pênalti com "cavadinha", está internado em estado grave em um hospital da República Tcheca, após ter sido diagnosticado com o novo coronavírus.
Panenka foi campeão da Eurocopa de 1976 com a seleção da então Tchecoslaváquia, ao derrotar a Alemanha Ocidental nas penalidades após a partida ter terminado empatada por 2 a 2 no tempo normal.
Decisivo nas cobranças de pênaltis, Panenka foi o último jogador a cobrar a penalidade, com categoria inédita até então, conquistando o principal título no futebol de uma seleção da Europa comunista.
O ex-meio campista de 71 anos de idade apresenta quadro crítico e está sob cuidados intensivos. O Bohemians 1905, clube situado em Praga, que tem Panenka como presidente honorário, monitora a situação.
"Antonín Panenka foi transportado para o hospital em estado grave, onde está ligado a vários aparelhos médicos. A infecção por coronavírus foi confirmada há algum tempo. Não comentaremos mais sobre a sua condição", disse a nota oficial do clube, emitida via Twitter.
Panenka era um meio-campista habilidoso e especialista em bola parada. A "cavadinha", idealizada por Djalminha no futebol brasileiro, tem sua origem na criação do ex-jogador da seleção da Tchecoslováquia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.