Jardine pede colaboração dos clubes para liberar atletas para Brasil sub-20
O técnico André Jardine pediu a colaboração dos clubes com a seleção brasileira sub-20. Em entrevista coletiva um dia após convocar 23 atletas para um período de treinos, o comandante disse ser importante uma parceria entre a CBF e as equipes para que não haja dispensa de atletas.
"A nossa ideia foi marcar o período de treinos fora da data Fifa para ajudar o processo como um todo. Porque na data Fifa já há as convocações do Tite [seleção principal], a seleção olímpica. Se tivesse também a sub-20, o número de atletas perdidos pelos clubes seria maior. Então com a gente fugindo da data Fifa, é importante os clubes serem parceiros nossos nesse objetivo de resgatarmos a tradição do Brasil no Mundial sub-20", afirmou.
Como o período de treino da seleção sub-20 não acontecerá em uma data Fifa, os clubes não serão obrigados a liberar jogadores. Entre os convocados, alguns já estão sendo utilizados no elenco principal de suas equipes, como Gustavo Mantuan (Corinthians), Gabriel Verón (Palmeiras), Kaio Jorge (Santos), Talles Magno (Vasco) e Yuri Alberto (Internacional).
"Hoje são poucos atletas desse grupo nosso que já são titulares de suas equipes profissionais. A gente entende que tem que haver uma conscientização dos clubes. Às vezes a gente convoca esses atletas no sub-20 e dias depois ele é promovido. A ideia é valorizar os melhores atletas, estando ou não na equipe profissional, e contar com a colaboração dos clubes. Se tivéssemos chamado quatro, cinco atletas do mesmo clube, talvez a gente tivesse que pensar em uma situação", prosseguiu Jardine.
O clube com mais convocações foi o Athletico, que cedeu quatro jogadores para a seleção sub-20: o goleiro Leonardo Linck, o zagueiro Luan Patrick, o lateral Khellven e o atacante Jajá. "O Athletico foi um dos que mais cedeu jogadores, mas são todos atletas que estão jogando o Brasileiro sub-20. Então ficamos mais à vontade, porque não são atletas que vão prejudicar o clube nas competições".
Jardine tem como meta levar a seleção brasileira sub-20 de volta ao Mundial da categoria. O Brasil ficou de fora das últimas duas edições da competição.
"Vamos tentar não errar, estamos buscando informações do que deu errado nas competições passadas. O recado que a gente tem que dar é que precisamos da colaboração de todos. Se todo mundo pensar só em si e não liberar os atletas, a gente perde a chance de formar uma seleção forte", concluiu.
Confira os 23 convocados para a seleção sub-20:
Goleiros:
Leonardo Linck - Athletico
Lucão - Vasco
Matheus Donelli - Corinthians
Laterais:
Khellven - Athletico
Yan Couto - Girona
Ramon - Flamengo
Welington Damascena - São Paulo
Zagueiros:
Luan Freitas - Fluminense
Luan Patrick - Athletico
Lucas Freitas - Valladolid
Morato - Benfica
Meias:
Bruno Gomes - Vasco
Danilo - Palmeiras
Diego Rosa - Grêmio
Gustavo Mantuan - Corinthians
Maurício - Cruzeiro
Zanocelo - Ponte Preta
Atacantes:
Gabriel Veron - Palmeiras
Jajá - Athletico
Kaio Jorge - Santos
Luiz Henrique - Fluminense
Talles Magno - Vasco
Yuri Alberto - Internacional
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.