Topo

Jogador sofre parada cardíaca e é reanimado em futebol amador no Amapá

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL, em Macapá

07/10/2020 11h08

O que era para ser um momento de lazer acabou se transformando em susto para o guarda civil Revenildo Batista, de 43 anos, que sofreu uma parada cardíaca e caiu bem no meio do campo durante uma partida de futebol amador disputada na segunda-feira (5) no distrito da Fazendinha, em Macapá, no Amapá.

A partida era disputada entre Inglaterra e Chile pelo Campeonato Master de Futebol, quando o atleta do Chile, Cipa (como Revenildo é popularmente chamado), caiu sozinho no meio do campo. Imediatamente o jogo foi paralisado pela arbitragem e vários jogadores correram para tentar ajudar. A ação foi registrada em vídeo pelas pessoas que estavam presentes.

Uma das pessoas que prestaram socorro foi o policial penal Alan Kardec Marques, de 41 anos, que jogava no time adversário. Notando que Batista estava com dificuldades para respirar e perdendo a consciência ele iniciou imediatamente o procedimento de massagem cardíaca para garantir a oxigenação dos órgãos quando ocorre uma parada cardiorrespiratória.

"Foram cerca de sete minutos e meio onde a vida dele esteve em minhas mãos e Deus me deu o preparo e o discernimento para agir. Ele sofreu pelo menos duas paradas, na segunda vez ele apagou totalmente, eu já estava sentindo câimbras no braço, mas segui tentando reanimá-lo", relatou.

Por ser policial, Alan Kardec é treinado para agir nesse tipo de situação. Ele conta que os cerca de sete minutos e meio de procedimento pareceram uma eternidade, até que ele conseguiu com que Cipa voltasse ao seu normal.

"Graças a Deus ele foi recuperando a consciência, eu fui aferindo os batimentos cardíacos e quando ele foi voltando fiz algumas perguntas como o nome da esposa e dos filhos, verificando que ele estava retornando ao normal", relatou o policial penal.

Kardec revela que não conhecia Revenildo Batista, mas agora deseja um reencontro, assim que ele estiver completamente recuperado.

"Eu o conhecia apenas do futebol, nem sabia o nome dele, apenas que o chamavam de Cipa. Ele me ligou naquela mesma noite relatando que estava bem e medicado. Espero poder reencontrá-lo logo em breve", comentou o policial.

Após os procedimentos de primeiros socorros dentro de campo, Revenildo Batista foi levado pelo Corpo de Bombeiros do Amapá para o Hospital de Emergência (HE), onde passou por uma avaliação médica e foi liberado para repousar em casa. Segundo o Corpo de Bombeiros, Cipa passa bem.

Após o incidente, os demais jogadores decidiram encerrar a partida como forma de prestar solidariedade ao guarda civil. Uma corrente de oração for formada ao redor dele em agradecimento pelo sucesso do procedimento. O jogo terminou 3 a 1 para a Inglaterra.