Presidente do Barcelona cogita renunciar ao cargo, diz jornal
O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, cogita renunciar ao cargo para evitar uma possível deposição no clube, diz hoje o jornal Sport.
Ontem, uma moção de censura foi validada e deu início a um processo que pode levar à saída de Bartomeu ainda em outubro. Um referendo com sócios será convocado em até 20 dias e, caso dois terços dos votantes se manifestarem favoravelmente à moção, a atual diretoria ficaria impedida de realizar qualquer função no clube e uma nova eleição seria convocada imediatamente.
Segundo o Sport, o processo fez o presidente reconsiderar sua posição. Antes, Bartomeu sinalizava que, apesar da pressão, lutaria para permanecer no comando até março de 2021, quando novas eleições serão realizadas.
Além de evitar um processo de desgaste a sua imagem, o jornal aponta dois motivos que pode fazer o presidente renunciar neste momento: o encerramento da janela de transferências, deixando o elenco definido para a temporada e as dificuldades de um referendo em meio à pandemia do novo coronavírus. Sua renúncia evitaria que os sócios tivessem que votar presencialmente.
O empresário Jordi Farré, candidato à presidência do clube nas eleições marcadas para março de 2021, apresentou uma moção de censura contra Bartomeu e sua gestão em 26 de agosto, um dia depois do jogador argentino Lionel Messi anunciar que queria sair do Barcelona, decisão que ele abandonou em setembro.
Depois de iniciado o processo, Farré recebeu o apoio dos demais candidatos à presidência Victor Font e Lluis Fernández Ala. Ontem, a oposição anunciou a validação do número mínimo de assinaturas para dar continuidade ao processo.
*Com informações da agência AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.