Topo

Corinthians

Seca, interino e degola perto: como Corinthians flerta com campanha de 2007

Coelho comanda o Corinthians à beira do campo no clássico contra o Santos - Marcello Zambrana/AGIF
Coelho comanda o Corinthians à beira do campo no clássico contra o Santos Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

11/10/2020 04h00

O Campeonato Brasileiro chega à 15ª rodada com o Corinthians próximo à zona de descenso. Rebaixado há 13 anos, o time alvinegro repete alguns pontos da campanha de 2007. Hoje, contra o Ceará, no Castelão, por exemplo, os corintianos tentam colocar ponto final a uma sequência de quatro jogos sem vitórias. O duelo será às 20h30.

A seca de triunfos é apenas uma das similaridades com a edição 2007 do Brasileirão. Assim como aconteceu naquela temporada, o Corinthians é comandado por um treinador interino, além de estar à beira do grupo do rebaixamento após 14 jogos disputados.

Em 2007, o Corinthians ocupava a 16ª posição, com 16 pontos. Agora, o time é o 15º colocado, mesmo com um ponto a menos. Nas duas campanhas, o número de vitórias era igual: três. Além disso, a primeira equipe do grupo do descenso, o Juventude, tinha os mesmos 15 pontos do Botafogo.

Há 12 anos, o jejum de triunfos era maior. Depois de um bom começo, com dez pontos obtidos em 12 possíveis, o Corinthians emendou dez partidas sem conquistar três pontos. A seca atual é de quatro duelos, com três empates e uma derrota.

Coelho, por sua vez, virou técnico interino após a queda de Tiago Nunes na nona rodada. O ex-lateral direito comandará o Corinthians pela sexta vez hoje, exatamente o mesmo número de jogos de Zé Augusto em 2007.

Na campanha do rebaixamento, o Corinthians tinha Paulo César Carpegiani à frente do time até a 21ª rodada. Com a demissão, a diretoria apostou na solução caseira. Em seis jogos com Zé Augusto, o time teve duas vitórias iniciais, mas emendou três derrotas seguidas. Nelsinho Baptista, então, foi contratado para os 11 duelos finais, mas não evitou a queda.

A tendência é que Coelho deixe o cargo já no próximo jogo do Brasileirão, contra o Athletico-PR, novamente fora de casa, na próxima quarta-feira (14). A diretoria intensificou a busca por treinadores nesta semana, após dois empates válidos pelo Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

CEARÁ x CORINTHIANS

Data: 11 de outubro de 2020, domingo
Horário: 20h30 (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (15ª rodada)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Michael Stanislau (ambos do RS)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)

CEARÁ: Fernando Prass; Eduardo, Luiz Otávio, Eduardo Brock e Bruno Pacheco; Fabinho, Ricardinho, Fernando Sobral e Vina; Leandro Carvalho e Rafael Sobis. Técnico: Guto Ferreira

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Lucas Piton; Gabriel, Roni, Ramiro, Luan e Léo Natel; Jô. Técnico: Coelho

Corinthians