Topo

Palmeiras

Zagueiro com Luxa no Palmeiras, Felipe Melo tem futuro incerto na posição

Felipe Melo, capitão do Palmeiras, durante a partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Felipe Melo, capitão do Palmeiras, durante a partida contra o São Paulo, pelo Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

17/10/2020 04h00

Escalado como zagueiro no Palmeiras desde o começo da temporada 2020, por opção de Vanderlei Luxemburgo, Felipe Melo está com situação indefinida em relação à função que desempenhará com o futuro treinador do time. A mudança para a linha defensiva era bancada pelo experiente treinador, que foi demitido após a derrota por 3 a 1 para o Coritiba.

Contratado como volante em 2017, Felipe Melo se mostrou favorável à ideia de Luxemburgo, embora, segundo ele mesmo, dominava mais a posição no meio-campo. Ele atuou desta forma com seis treinadores: Eduardo Baptista, Cuca, Alberto Valentim, Roger Machado, Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes.

"Eu gosto de ser útil, de jogar. O treinador chegou e achou que eu seria mais útil ali. Eu continuo achando que, como volante, eu domino a posição. Na conversa que eu tive com o Luxa, ele me deixou bem à vontade para decidir onde eu brigaria por uma posição, concluí que realmente podia ser um bom zagueiro", disse o jogador em fevereiro, em entrevista ao Esporte Interativo.

Nos últimos jogos, Felipe Melo tem cometido falhas como zagueiro. Elas aconteceram no empate por 1 a 1 com o Flamengo, no gol de Pedro, e na derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no gol de Pedro Raul. No revés diante do Coritiba, que resultou na queda de Luxemburgo, o capitão palmeirense também não conseguiu cortar uma bola na área e até fez sinal com as mãos de que o lance não levava perigo.

Felipe Melo disputou apenas seis jogos do Brasileirão, pois teve de se recuperar de uma lesão sofrida no Campeonato Paulista. Neste período, foi substituído por Luan, que formou a zaga com Gustavo Gómez.

Diante do Fortaleza, amanhã (18), no Castelão, ambos não poderão defender o Palmeiras. Felipe Melo está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante do Coxa, enquanto Luan se recupera de lesão.

Andrey Lopes, que comandará interinamente o Palmeiras, deve escalar Emerson Santos e Gustavo Gómez na zaga. O time alviverde tenta colocar fim a uma série de três derrotas seguidas no Brasileirão.

Palmeiras