Topo

Barcelona

Griezmann defende Fati após racismo de colunista e é criticado; entenda

Atacante francês defendeu companheiro de clube e pediu "não" ao racismo, mas internautas relembraram "blackface" em 2017 - Quality Sport Images/Getty Images
Atacante francês defendeu companheiro de clube e pediu "não" ao racismo, mas internautas relembraram "blackface" em 2017 Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/10/2020 12h50

Companheiro de Ansu Fati no Barcelona, o atacante Griezmann foi às redes sociais defender o jovem, que sofreu ataques racistas de um colunista do jornal espanhol ABC.

Em seu Twitter, o francês repudiou os comentários de Salvador Sostres, que comparou Fati a um vendedor ambulante negro correndo da polícia, por conta da sua velocidade.

A declaração do jornalista ocorreu logo depois da goleada do Barça sobre o Ferencváros, pela 1ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

"Ansu é um garoto excepcional que merece respeito como qualquer ser humano. Não ao racismo e não à falta de educação", publicou Griezmann.

Internautas relembram "blackface"

Minutos depois da publicação, alguns internautas relembraram um ato polêmico de Griezmann envolvendo o racismo.

Isso porque, em 2017, o francês se fantasiou com os trajes da equipe Harlem Globetrotters, de basquete, com peruca e "blackface".

A publicação, na época, foi bastante repreendida e chegou ao Conselho Representativo das Associações Negras da França. O jogador, dias depois, pediu desculpas pela atitude.

Barcelona