Topo

Santos

Como o Santos 'se virou' para manter a boa fase sem Marinho e Veríssimo

Cuca observa durante treino do Santos no CT Rei Pelé - Ivan Storti/Santos FC
Cuca observa durante treino do Santos no CT Rei Pelé Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

24/10/2020 04h00

Nos últimos cinco jogos, o zagueiro Lucas Veríssimo e o atacante Marinho só atuaram em um. No entanto, mesmo desfalcado de dois dos seus principais jogadores, o técnico Cuca 'se virou' e conseguiu manter a boa fase do Santos: foram duas vitórias, um empate e uma derrota nas partidas sem a dupla, que tem chance de voltar amanhã (25) contra o Fluminense, pela 18ª rodada do Brasileirão.

As primeiras duas partidas do período sem os dois jogadores ainda tiveram o agravante do desfalque de Soteldo, com a seleção venezuelana. Cuca precisou fazer improvisações no período e acabou criando novas opções dentro do próprio elenco santista, em sua avaliação curto para o Brasileirão.

No primeiro duelo, o clássico contra o Corinthians, o lateral Madson foi improvisado como ponta-direita, enquanto Lucas Braga atuou pela esquerda e Luiz Felipe substituiu Veríssimo. O resultado foi o empate por 1 a 1, com gol do improvisado Madson, de cabeça.

No jogo seguinte, contra o Grêmio, na Vila Belmiro, a dupla retornou e o Peixe venceu por 2 a 1. Dias depois, também na Vila Belmiro, o time de Cuca enfrentou o Atlético-GO sem os dois atletas e ainda sem Soteldo. Laércio entrou no lugar de Veríssimo e Lucas Braga substituiu Marinho, enquanto Arthur Gomes fez a função de Soteldo.

No duelo com os goianos, Jobson também estava fora e Cuca improvisou Pará como segundo volante. A formação, entretanto, não deu tão certo e o Peixe acabou saindo derrotado por 1 a 0 — quebrando uma sequência de 12 jogos invicto.

O revés, entretanto, não abalou o Peixe. A equipe santista voltou a vencer ainda sem Marinho e Veríssimo, mas já com a volta de Soteldo. Com Laércio e Lucas Braga como substitutos, o Santos bateu o Coritiba por 2 a 1.

No último compromisso, vitória por 2 a 1 sobre o Defensa y Justicia (ARG), pela jogo de despedida da fase de grupo da Copa Libertadores, Cuca armou a equipe com Soteldo e Kaio Jorge como dupla de ataque. O Menino da Vila atuando caindo mais pelo lado direito, alternando do 4-3-3 convencional da equipe. Como Laércio não está inscrito no torneio, Luiz Felipe voltou a substituir Veríssimo, enquanto, em teoria, Arthur Gomes ficou com a vaga de Marinho, mas desempenhou função diferente em campo.

Agora, com o provável retorno dos dois jogadores contra o Fluminense, amanhã (25), às 16h, no Maracanã, pela 18ª rodada do Brasileirão, o Santos ganha força para tentar engatar a terceira vitória consecutiva após a quebra da invencibilidade. O jogo é confronto direto pelo G-6 do torneio: o Peixe é quinto colocado com 27 pontos, enquanto o Tricolor das Laranjeiras vem logo atrás com 26.

Santos