Flu mira empresa sediada em Malta para patrocinador master, vago desde 2018
O Fluminense tem conversas adiantadas com a Estadium.bet para, enfim, ter um novo patrocinador master pela primeira vez desde 2018. Entrando no mercado brasileiro, a empresa tem sede em Malta, paraíso fiscal europeu, e quer lançar um banco digital com câmbio: o Estbank.
A explicação da sede no arquipélago do mar mediterrâneo é simples: antes sem regulamentação, o mercado de apostas esportivas do Brasil não permitia que empresas com essa atividade fossem sediadas no país. Assim, as empresas estrangeiras, que movimentam bilhões em todo o mundo, passaram a fazer parcerias com sites brasileiros, e se auto intitulam "casas virtuais".
O panorama mudou com a promulgação da Lei 13.756/18, decorrente da Medida Provisória 846/2018, que já permite que os sites de apostas patrocinem clubes brasileiros.
Com isso, essas empresas pretendem tomar o mercado de patrocínios do futebol brasileiro, o que na prática já vem acontecendo. Apenas três clubes da Série A não possuem acordos com elas: Internacional, Palmeiras (exclusividade com a Crefisa) e o Fluminense, que deve ser o 18º da primeira divisão a firmar parceria com sites de apostas esportivas.
Apesar disso, a lei ainda não foi regulamentada, e as casas de apostas ainda possuem algumas restrições. De olho no mercado crescente no Brasil, já que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, fizeram acenos positivos para a entrada do dinheiro das apostas, a Estadium.bet também está no mercado financeiro.
Banco digital e bem-vista no mercado
Já disponibilizando máquinas de cartões, a ideia é que o Estbank, banco digital da marca, passe também a operar no câmbio de moedas, como o Banco Inter, patrocinador do São Paulo.
Além de ser patrocinadora master do Ceará na Série A, a Estadium.bet possui acordos vigentes com Avaí, Botafogo-PB, CRB, Criciúma, Náutico, Paraná, Paysandu, Portuguesa, Remo, Santa Cruz e Vila Nova, além de deter exclusividade de patrocínio de apostas com a Série C do Campeonato Brasileiro.
Intermediários e clubes parceiros ouvidos pelo UOL Esporte no mercado de marketing esportivo deram boas referências sobre a empresa e seus donos, que procuraram o Tricolor há cerca de dois meses com uma oferta.
Os valores ainda não estão definidos, mas a última proposta feita pela Estadium.bet é de pagar R$ 800 mil mensais ao Fluminense por 14 meses, pouco mais de R$ 11,2 milhões pelo acordo até o fim de 2021.
O departamento comercial do clube desejava o valor de R$ 1 milhão por mês, e acena com uma possibilidade de extensão até 2022 alcançando algumas metas e acrescendo algumas cifras. É possível que o Fluminense também exponha marcas como o Estbank em sua camisa.
As partes seguem em conversas nos últimos dias e intensificaram o contato, aproximando-se de um denominador comum por um acordo. A última patrocinadora master do Flu foi a Valle Express, empresa de cartõesbenefício com quem o Tricolor rescindiu contrato em agosto de 2018.
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