Topo

Grêmio engata série sem derrota, mas nem curte melhor fase no Brasileirão

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/11/2020 04h00

O Grêmio não perde há quatro jogos no Campeonato Brasileiro, aparece entre os times que mais pontuaram nas últimas rodadas e deu salto na tabela. Mas as críticas ao desempenho do time, as escolhas do técnico Renato Gaúcho e as polêmicas roubam a cena no clube.

Renato tem sido criticado pelas escalações com nomes como Robinho e Diego Souza. A contestação à preparação física voltou à tona. Mas em campo, os resultados apareceram.

O Grêmio venceu três dos quatro mais recentes jogos pelo Brasileirão. Ganhou de Botafogo, Athletico-PR e Red Bull Bragantino — além de empatar sem gols com o São Paulo. A sequência é a melhor dentre todos os 20 clubes do campeonato, em recorte de quatro rodadas.

Em seis rodadas, o Grêmio aparece com segunda melhor sequência: 13 pontos. Atrás somente do Fluminense, que amealhou 14 pontos. O São Paulo vem em terceiro lugar, com 12 pontos.

Mas os números não têm ganhado as manchetes. As declarações de Renato Portaluppi depois do jogo contra o Bragantino, o episódio de Maicon irritado e até a negociação frustrada por Gastón Ramírez, meia-atacante da Sampdoria-ITA, tomam conta do noticiário. A melhor fase do clube no Brasileiro tem ficado ao largo.

A sequência invicta do Grêmio fica maior com partidas da Copa do Brasil e Copa Libertadores. Somando jogos contra Juventude e América de Cali, da Colômbia, são seis partidas sem perder. Assim como no Brasileirão, nas outras competições o desempenho do time ficou abaixo do esperado. E gerou críticas. Na Copa do Brasil, Isaque marcou o gol da vitória. Na Libertadores, Diego Souza evitou derrota em casa ao converter pênalti nos acréscimos — Robinho havia desperdiçado penalidade antes.

Em entrevista coletiva, Maicon repetiu várias vezes que o elenco tem ciência sobre o rendimento, ao contrário da diretoria e comissão técnica, que adotaram discurso de blindagem e com suporte nos resultados.

"Está faltando a gente jogar o futebol que estamos acostumados a jogar. Infelizmente, as coisas não estão como eram antes. Mas vai melhorar. Que bom que a gente voltou a ganhar, dá mais confiança", disse o volante, um dos líderes do vestiário.

O Grêmio volta a campo diante do Juventude, amanhã (5), em Caxias do Sul, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. No domingo (8), visita o Fluminense, pela 20ª rodada do Brasileirão.