Topo

Santos

Neymar deu assistência, mas não evitou última derrota do Santos para Ceará

Madson e Neymar, no Santos de 2010 - Ricardo Saibun/Santos FC
Madson e Neymar, no Santos de 2010 Imagem: Ricardo Saibun/Santos FC

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

04/11/2020 04h00

O Santos visita o Ceará na noite de hoje (4), às 19h, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Com o empate por 0 a 0 na Vila Belmiro, o Peixe precisa vencer a equipe nordestina na Arena Castelão, em Fortaleza, e defende uma invencibilidade que já dura dez anos: a última derrota teve Neymar em campo.

O craque do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira esteve em campo na derrota por 2 a 1 para o Vozão em setembro de 2010, pelo Brasileirão. Foi dele a genial assistência, que passou entre quatro jogadores do Ceará e deixou Keirrison na cara do gol para fazer o único tento santista na partida.

Curiosamente, o antigo camisa 11 do Peixe só enfrentou a equipe do Ceará mais uma única vez e também não venceu. O duelo se deu na Vila Belmiro, pelo primeiro turno do torneio nacional, e terminou empatado em 1 a 1. O gol foi marcado justamente por Neymar, cobrando pênalti com dupla paradinha (veja no vídeo).

Desde então, Santos e Ceará se enfrentaram oito vezes: seis vitórias do Peixe e dois empates. Mesmo atuando fora de casa, o clube santista leva vantagem, tendo vencido três vezes e empatado uma atuando no Estado do Ceará. O histórico geral dos dois clubes mostra 15 jogos, com sete vitórias santistas, cinco empates e três vitórias cearenses.

O clube da Vila Belmiro precisa de uma vitória simples para sair com a classificação para as quartas de final. Em caso de novo empate, por qualquer que seja o placar, a decisão vai para os pênaltis. O time do técnico Cuca treinou penalidades na atividade de ontem (3).

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ x SANTOS
Competição: Copa do Brasil - Oitavas de final
Data: 04/11/2020 (quarta-feira)
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza-CE
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

SANTOS: João Paulo; Madson (Pará), Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Jobson e Jean Mota; Soteldo, Marinho e Kaio Jorge. Técnico: Cuca.

CEARÁ: Prass; Samuel Xavier (Eduardo), Luiz Otávio, Tiago Pagnussat e Bruno Pacheco; Charles, Fabinho; Fernando Sobral, Vina e Léo Chú; Sobis (Vizeu). Técnico: Guto Ferreira.

Santos