Guga ou Mariano? lateral direita do Atlético-MG vira dilema de Sampaoli
Se Guilherme Arana é uma unanimidade no lado esquerdo da defesa do Atlético-MG ao ser titular absoluto, no lado direito a situação é bem diferente. Contratado para ser o dono da posição em 2020, Mariano amarga a reserva atualmente. Já Guga, que veste a camisa 2 e tem sido o escolhido com mais frequência para começar entre os 11 iniciais, convive com a irregularidade e críticas do torcedor.
Neste cenário é que se encontra Jorge Sampaoli. O treinador tem visto o time cair abruptamente de rendimento e precisa retomar o caminho das vitórias, mas vê o desequilíbrio ser fator crucial para a má fase. Já são quatro jogos sem vitória, o que preocupa a diretoria alvinegra devido ao esquema de jogo utilizado pelo argentino.
Com 24 jogos e dois gols na temporada, Guga, que quase deixou o Galo no início do Campeonato Brasileiro devido uma negociação com o futebol russo, cometeu falhas cruciais em algumas derrotas da equipe mineira. Tais tropeços aconteceram justamente nessa sequência ruim que o time emplacou no mês de outubro.
Até os 33 minutos do jogo contra o Bahia, pela 17ª rodada do Brasileirão, o Galo empatava em 1 a 1 no estádio de Pituaçu, em Salvador. Mas, com um erro primário, Guga calculou mal o passe para o goleiro Everson. O atacante Gilberto apareceu em velocidade para roubar a bola e fazer o gol da virada. Com a derrota por 3 a 1, o Alvinegro perdeu a liderança do Nacional, abrindo caminho para o Inter assumir a ponta — Flamengo, inclusive, pulou para o segundo lugar.
Não bastasse essa falha, Guga ainda foi protagonista na derrota para o Palmeiras, no fechamento do primeiro turno. O lateral direito não recompôs a marcação no setor defensivo ao deixar de acompanhar o atacante Wesley, que fez um dos gols do time paulista.
A atuação de Guga contra o Verdão foi alvo de críticas do torcedor. Tanto que no desembarque da delegação no Aeroporto de Confins, ainda na noite da última segunda (2), o lateral foi um dos mais hostilizados por membros de uma torcida organizada, que não perdoaram também o goleiro Everson.
"Quando a gente ganha, esquecem um pouco da defesa, e, quando perde, começam a falar. A gente tem que manter sim esse equilíbrio. E a gente já está trabalhando em cima disso, para que possamos não tomar tantos gols. Eu sempre falo que se a gente não tomar gol, a gente está mais perto da vitória porque a gente cria bastante", disse Arana ainda em outubro, quando o Atlético-MG começava a patinar no Brasileirão.
Chance para Mariano?
Com erros cruciais de Guga nos últimos jogos, não será surpresa a entrada de Mariano contra o Flamengo, na abertura do returno do Brasileirão, domingo (8), às 18h15, no Mineirão. Em nove jogos no ano, Mariano atuou seis vezes no Brasileirão, sem ir às redes nenhuma vez.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.