Topo

Palmeiras

Reforço 'secreto' do Palmeiras quase foi à Europa e agradou Abel e Luxa

O zagueiro Benjamín Kuscevic durante sua apresentação no Palmeiras - Cesar Greco
O zagueiro Benjamín Kuscevic durante sua apresentação no Palmeiras Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

05/11/2020 04h00

O Palmeiras surpreendeu ao anunciar na tarde de ontem (4) a contratação de Benjamín Kuscevic. O zagueiro chileno de 24 anos deixou a Universidad Católica (CHI) sem alarde e assinou por cinco temporadas. Toda a negociação no mercado da bola foi levada de forma secreta pelo diretor de futebol do Alviverde, Anderson Barros.

Destro, Kuscevic pode atuar nas duas funções da zaga. Ele é considerado um jogador inteligente e com boa técnica, segundo avaliação palmeirense. O nome do atleta, com passagens pela seleção do Chile e time de base do Real Madrid, já estava na lista de reforços de Vanderlei Luxemburgo, mas a negociação não avançou.

O clube precisou focar na busca por um novo treinador e as tratativas voltaram a se encaminhar com a aproximação de um acordo com Abel Ferreira. Assim como o antecessor, o novo comandante deu aval para que o defensor fosse contratado.

Com 96 partidas e seis gols pela Católica, Kuscevic esteve perto de deixar o clube chileno em setembro, quando encaminhou um acordo com o Dínamo de Zagreb (CRO) — o zagueiro tem passaporte comunitário, com nacionalidades chilena e croata.

A negociação acabou melando por conta da lesão que sofreu no tornozelo direito. Ele chegou a viajar para a Croácia no início de setembro, mas, antes de assinar o contrato com o clube europeu, passou a sentir um incômodo maior no local.

Como o Dínamo precisava de um reforço imediatamente, o jogador voltou ao Chile e foi operado no fim daquele mês. A expectativa é de que ele esteja liberado em até duas semanas.

Depois de acertar os detalhes da compra de 50% dos direitos econômicos da Universidad Católica, que segue com a outra metade, o Palmeiras aproveitou-se do destaque para a chegada do novo técnico e vibrou por trazer Kuscevic ao Brasil sem que nada vazasse. A notícia só saiu a partir do anúncio no site oficial, horas após a apresentação de Abel.

Além de consegui-lo em silêncio, o Verdão considera ter feito um bom negócio, pois vê em Kuscevic um jogador com potencial para atuar na Europa e contratado por um valor que não é considerado alto: cerca de US$ 1,5 milhão (R$ 8,5 milhões). A quantia só começará a ser paga em março de 2021.

Com Felipe Melo voltando ao meio-campo, o Palmeiras tem no elenco apenas três zagueiros: Luan, Emerson Santos e Gustavo Gómez — o paraguaio é convocado com frequência para servir a sua seleção. Renan, do sub-20, completa atividades e até jogou com Vanderlei Luxemburgo, mas não está no elenco profissional. Henri, também formado na base, recupera-se de uma cirurgia no joelho.

Palmeiras