Topo

Uefa pede à Fifa alteração sobre lei da mão na bola no futebol, diz agência

Lances de braço ou mão na bola viraram tema de polêmica no futebol mundial - CHRISTIAN HARTMANN/REUTERS
Lances de braço ou mão na bola viraram tema de polêmica no futebol mundial Imagem: CHRISTIAN HARTMANN/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

05/11/2020 10h23

A Uefa solicitou ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, novos ajustes em relação à regra da bola na mão no futebol.

De acordo com informações da AP, a solicitação foi feita por uma carta que tem assinatura de Aleksander Ceferin, presidente da Uefa. O dirigente quer debates sobre o tema nas reuniões de novembro da maior entidade do futebol.

A ideia é flexibilizar novamente a polêmica regra, fazendo com que os árbitros priorizem a intenção de um atleta de atrapalhar um lance colocando a mão ou o braço na bola.

A intervenção de Ceferin, ainda segundo a agência, surgiu após uma série de pênaltis marcados pelo fato de a bola atingir, mesmo que involuntariamente, os braços dos jogadores.

"A tentativa de definir estritamente os casos em que qualquer uso de mão na bola é uma infração resultou em muitas decisões injustas que foram recebidas com crescente frustração e desconforto pela comunidade do futebol", diz parte da carta de Ceferin obtida pela AP.

"Penso que voltar ao texto anterior, talvez revisto e integrado por uma disposição que não permite marcar gols com a mão ou braço, é uma opção a ser considerada", continuou o presidente da Uefa.

Por fim, a AP afirma que a carta foi enviada à Fifa no dia 27 de outubro, mas detalhes só foram revelados hoje.