Topo

Fluminense

"Blindagem" pode ajudar a explicar a boa fase do Fluminense no Brasileirão

Elenco do Fluminense conversa antes no campo antes do treino - Lucas Merçon / Fluminense F.C.
Elenco do Fluminense conversa antes no campo antes do treino Imagem: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

07/11/2020 04h00

A boa fase que o Fluminense atravessa no Campeonato Brasileiro pode ter como um dos fatores a blindagem do elenco em relação ao "mundo exterior". Após a eliminação precoce na Copa do Brasil, uma crise foi ensaiada, mas a equipe conseguiu engrenar, não perder mais o foco e começar o segundo turno figurando no G-4.

A derrota para o Atlético-GO, no fim de setembro, decretou o adeus ainda na quarta fase do mata-mata nacional, criou dúvidas e colocou em xeque o trabalho até então realizado. Tal postura não serviu apenas para o elenco. À época, Odair Hellmann, apesar da pressão, foi mantido no cargo.

Em pouco mais de um mês, o cenário do tricolor mudou positivamente e faz até mesmo ser possível sonhar com uma vaga na Libertadores do ano que vem, algo que parecia improvável semanas atrás. Talvez, um dos segredos para esse bom momento tenha sido indicado pelo lateral direito Igor Julião.

Cria de Xerém, ele citou o ambiente criado no vestiário e ressalta a evolução que tem sido demonstrada pela equipe.

"Nós criamos um ambiente em que nos blindamos das coisas do lado externo, tanto de imprensa, quanto da torcida. Acompanhamos pouco. Sabíamos que no início havia uma irritação da torcida. E agora há uma certa empolgação. Posso falar pelo que estamos melhorando a cada jogo. Estamos taticamente bem sólidos, está cada vez mais difícil fazer gol na gente. E cada jogador está entendendo o que Odair está pedindo. Espero que a torcida, sim, esteja se identificando com nosso jeito. Acho que estamos fazendo jus ao 'Time de Guerreiros' ", disse.

O próprio Odair Hellmann já conversa com a cúpula do Flu para concretizar uma renovação de contrato e ficar mais um ano à frente da equipe.

"É um cara muito inteligente, que consegue deixar todos os jogadores muito motivados, treinados... Isso é muito importante. Nas variações, quando entra um jogador no lugar do outro, todos sabem o que tem que fazer. Estão todos muito aplicados taticamente. O Odair tem muito mérito em todo este momento que estamos passando. Ele sabe gerir muito bem o grupo, taticamente... É um especialista nisso", completou Julião.

Fluminense