Topo

Sem a Fiel, Corinthians patina em casa, mas engata sequência positiva fora

Rafael Serra

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/11/2020 04h00

Mesmo jogando mal, o Corinthians conseguiu um importante empate em 1 a 1 jogando fora de casa contra o Atlético-GO, ontem (7), pela 20ª rodada do Brasileirão. A igualdade conquistada com um gol de pênalti de Fábio Santos possibilitou ao Alvinegro sua primeira sequência de sete pontos consecutivos como visitante desde o primeiro turno do campeonato de 2017, competição que acabou sendo vencida pelo clube.

O clube do Parque São Jorge agora ocupa a nona colocação, de maneira provisória, e tem a sexta melhor campanha longe de seus domínios na competição nacional, ainda que tenha disputado mais jogos que a maioria de seus adversários. Adaptando-se a um novo treinador, com proposta diferente, lidando com desfalques e mesmo que o futebol não empolgue, resta ao time se contentar ou até mesmo comemorar esses pontos como visitante.

"É importante somar (pontos) fora de casa. É um confronto direto. Se perdêssemos, o Atlético passava a gente na tabela. Temos que melhorar muita coisa, jogar um pouco mais no campo do adversário. Mas estamos em um momento em que o principal é somar pontos. Tomara que a gente consiga treinar isso para executar nos jogos depois", disse o lateral Fábio Santos.

A vacilante trajetória corintiana até aqui no Brasileirão, entretanto, está diretamente ligada ao que até pouco tempo era sua principal força: jogar em casa.

Desde sua estreia na Neo Química Arena, em 2014, o pior aproveitamento do Corinthians jogando como local no Brasileirão aconteceu em 2018. Naquela temporada, o Alvinegro conquistou 35 pontos jogando em casa, totalizando 61% de aproveitamento, cifra que representou somente a 12º melhor campanha nesse quesito na competição.

Em 2020, entretanto, esse número tende a ser significativamente menor. Mesmo com a importante vitória contra o Internacional na rodada passada, o Corinthians conquistou somente 48% dos pontos que disputou em casa até aqui, tendo apenas a 15ª melhor campanha.

Quando observamos o número de derrotas de todas essas trajetórias alvinegras desde 2014, o desempenho atual se mostra ainda pior. O Alvinegro jamais perdeu mais que duas partidas jogando em Itaquera durante uma só edição do Brasileirão, mas nesse campeonato essa marca já foi alcançada, sendo que só foram disputados menos da metade dos 19 jogos previstos até o final da competição.

É impossível determinar uma só causa para essa situação, mas, apesar da fragilidade do elenco atual do Corinthians, é nítido que a ausência da torcida ajuda a explicar sua má campanha. Outros clubes que costumam ter médias de público elevadas, como Palmeiras e Flamengo, também têm patinado mais que o habitual jogando em casa.

Resta saber se o Alvinegro será capaz de voltar a ser dominante em Itaquera ao longo da competição, ou se sua campanha e eventual luta pela permanência na Série A dependerá exclusivamente da manutenção dos bons resultados conquistados recentemente pelo clube longe de casa.