Topo

OPINIÃO

Ceni no Fla: diplomacia, defesa e SPFC estão na pauta, dizem colunistas

Do UOL, em Santos (SP)

10/11/2020 16h00

Resumo da notícia

  • Colunistas do UOL analisam quais devem ser as prioridades de Ceni no Flamengo
  • Renato: "Conversar com o elenco e retomar a melhor forma de jogar do time"
  • "Ceni precisará fazer um 'intensivo' com os defensores", analisa Milton Neves
  • Juca Kfouri: "Precisa ser diplomático num vestiário repleto de cobras criadas"

Substituto de Domènec Torrent no comando rubro-negro, Rogério Ceni foi apresentado no início da tarde de hoje (10) como novo técnico do Flamengo. Em seguida, ele já começou a preparar o time para o seu jogo de estreia, amanhã (11), contra o São Paulo, pela Copa do Brasil.

E agora? Quais devem ser as prioridades de Rogério Ceni? Com o que ele deve mais tomar cuidado neste momento de chegada ao Flamengo? Fizemos essas perguntas aos colunistas do UOL Esporte. Veja as respostas:

ANDRÉ ROCHA

Ele foi contratado prioritariamente para ajustar a defesa, numa visão simplista olhando na tabela do Brasileiro os gols sofridos pelo Fortaleza.

O cuidado é com a comunicação, porque ele utiliza elementos do jogo de posição e adota o rodízio. Ou ele explica bem nas entrevistas as suas razões, ou não utiliza os termos "malditos", cria eufemismos e segue o barco. No fundo será mais do mesmo: se vencer será genial, se perder não passará de um "Professor Pardal". E se for eliminado novamente pelo São Paulo na Copa do Brasil já será tachado de "tricolor". Bizarro, mas é assim que funciona.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Unir o grupo, entender as características dos atletas e colocar em prática a ideia que ele tem de jogo. Nessa ordem. Ceni entende muito de futebol, e estuda demais. Mas administrar vestiário e aguentar a inevitável (e improdutiva) comparação com Jorge Jesus serão desafios que também terá que enfrentar.

Leia o blog Lei em Campo.

DANILO LAVIERI

A prioridade certamente vai ser ajustar a defesa. Não há dúvida disso.

O principal cuidado que Ceni precisa tomar é com a guerra de egos. Foi assim que ele caiu no Cruzeiro e esse certamente é o principal obstáculo para dar certo na Gávea.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

JUCA KFOURI

Precisa arrumar o sistema defensivo imediatamente, eliminar o São Paulo da Copa do Brasil e ser diplomático num vestiário repleto de cobras criadas.

Leia o blog do Juca Kfouri.

JULIO GOMES

A grande prioridade é que o time volte a pressionar o adversário como fazia com Jorge Jesus. O futebol de hoje em dia é muito baseado na maneira como você tenta retomar a bola. O Fla de Dome não pressionava. Isso é fundamental para que o time volte a sufocar os adversários e faça valer sua maior qualidade técnica.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Arrumar a defesa. E o Flamengo o considerou a principal, se não a única, opção principalmente por isso. Ceni tem uma visão de futebol ofensiva, mas no Fortaleza, com elenco reduzido e com qualidade mediana, entendeu que era importante se defender bem e teve êxito. Se balancear uma defesa eficiente com o ataque explosivo do Flamengo pode montar um time fortíssimo.

Vamos ver como será a gestão de elenco de Ceni, que foi o que o prejudicou no Cruzeiro. Pelos relatos o seu nome foi bem recebido pelo grupo, um ótimo começo.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MENON

A prioridade de Ceni é eliminar o São Paulo na Copa do Brasil. É a primeira tarefa e ela pode abrir um caminho de tranquilidade para seu trabalho. Para cumprir, é fundamental arrumar a defesa.

Ele precisa tomar cuidado com a reação de Gabigol, caso opte por Pedro como titular.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

O ataque do Flamengo está completamente perdido, mas passa longe de ser o grande problema rubro-negro. Ceni precisará fazer um "intensivo" mesmo com os defensores. É vergonhoso o time mais rico da América do Sul ter a segunda pior defesa do Brasileirão.

E ele, que agora é o maior nome do Flamengo atual, precisa tomar cuidado com possíveis ataques de ciúmes de seus comandados.

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

A prioridade deve ser a leitura do vestiário. Saber se houve uma ruptura entre elenco e Dome e por qual motivo. Nessa leitura, ele precisa descobrir quais os métodos de treinamento que darão melhores resultados. Taticamente, a prioridade é dar mais velocidade e organização à transição do ataque para a defesa. Isso é vital para o time levar menos gols.

Leia o blog do Perrone.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Primeira providência de Ceni deve ser conversar com o elenco e retomar a melhor forma de jogar do time. Muito provavelmente com dois atacantes e alta mobilidade, como em 2019. Acertar a defesa, obviamente, outra prioridade importante.

Cuidados deve ter em relação à forma de se comunicar com um elenco multicampeão. É preciso ser firme no comando mas não pode entrar chutando a porta, para não criar conflitos desnecessários.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

RODOLFO RODRIGUES

Primeiro ele precisa arrumar a zaga. O time levou 17 gols nos últimos 10 jogos. E com mata-matas pela frente, esse é um ponto crucial. E com a volta dos jogadores lesionados, como Gabigol, Ceni vai precisar de cautela para não chegar se indispor com atletas descontentes com o banco de reservas.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

RODRIGO COUTINHO

A prioridade total tem que ser ajustar o sistema defensivo. O Flamengo não apresentava intensidade sem a bola, pressionava pouco o adversário com a posse e, como jogava com a última linha adiantada, levava muitos gols a partir de passes em profundidade. Havia também pouca compactação entre os setores e transições defensivas desorganizadas e lentas. Não dá pra ser competitivo assim. Outra prioridade é recuperar a força mental e a confiança dos jogadores. O time começou a se abalar bastante ao sofrer o primeiro gol em cada partida.

O principal cuidado dele é com a relação dentro do vestiário. O perfil do elenco do Flamengo é totalmente diferente do Fortaleza. Sabemos que Rogério tem personalidade forte e é metódico em alguns pontos disciplinares. Conseguir trazer os jogadores para o seu lado será determinante para a fluência do trabalho.

Leia o blog do Rodrigo Coutinho.