Topo

Vasco

Salgado critica apuração em eleição do Vasco: "Totalmente irregular"

Candidado Jorge Salgado, da chapa Mais Vasco, vota na eleição em São Januário - Divulgação
Candidado Jorge Salgado, da chapa Mais Vasco, vota na eleição em São Januário Imagem: Divulgação

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/11/2020 10h33

O candidato da chapa "Mais Vasco", Jorge Salgado, utilizou suas redes sociais para divulgar um vídeo onde comenta os episódios da eleição do último sábado (7), em São Januário, que acabou tendo seus efeitos suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Entre outras questões, ele criticou a contagem de votos feita pela mesa diretora e pelas chapas de Leven Siano e Sérgio Frias sem a presença de seu grupo e das chapas de Alexandre Campello e Julio Brant, que também se retiraram do pleito após a decisão judicial.

"(...) Para minha surpresa, no dia seguinte, quando fui me informar da eleição do dia anterior, eu vi que havia tido uma contagem dos votos, essa contagem se deu mais ou menos às 2h. O Vasco estava sem luz e não havia nenhum tipo de fiscalização das chapas que se retiraram, então a gente pode imaginar um processo totalmente irregular. Agora, o importante é dizer o seguinte: a nossa chapa Mais Vasco sempre cumpre, sempre perseguiu a legalidade. Sempre cumpriu as decisões judiciais, sempre atua dentro da legalidade e conformidade, então, provavelmente, vai ter uma eleição no sábado, nós vamos comparecer, qualquer que seja a regra dessa eleição, nós vamos comparecer para vencer a eleição. Temos certeza que a gente ganha essa eleição", disse Salgado.

Nesta apuração extraoficial, Leven Siano ficou em primeiro, Jorge Salgado, em segundo, Julio Brant, em terceiro, Alexandre Campello, em quarto, e Leven Siano, em quinto.

Leven, da chapa "Somamos", se considera vencedor da eleição e busca nesta semana derrubar a liminar que suspendeu os efeitos do pleito. Ontem (9), em entrevista coletiva, o candidato reafirmou que não participará de uma nova disputa caso se mantenha a decisão judicial.

Na manhã de hoje (10), Faues Cherene Jassus, o Mussa, presidente da Assembleia Geral do Vasco, convocou eleição presidencial para o dia 14, no formato "híbrido", com votação presencial e on-line.

Vasco