Topo

Figo elogia Dembélé, do Barcelona: 'lembra meu estilo de jogo'

Luis Figo se aposentou dos gramados em 2009 - Ian Gavan/Getty Images for Laureus
Luis Figo se aposentou dos gramados em 2009 Imagem: Ian Gavan/Getty Images for Laureus

Do UOL, em São Paulo

14/11/2020 11h54

Longe dos gramados desde 2009, Luis Figo elegeu Dembélé como jogador que mais se aproxima da sua forma de jogar. Em entrevista ao 'Marca', o português elogiou o jogador do Barcelona, e avaliou que o francês tem "grande potencial".

"Se me perguntam sobre um jogador de futebol que lembra o meu estilo de jogo, direi que gosto muito de Dembélé. Ele tem tido azar com lesões, mas tem um potencial enorme. Gnabry, do Bayern, também é muito bom, jovem", avaliou.

"Eles atuam como pontas, gosto deles pela ousadia de buscar o 'um contra um'. Ansu Fati também começou assim. São Jogadores de quem eu gosto, porque gostam de arriscar e não têm medo. Isso é importante para equipes que jogam com jogadores de lado. Também gosto de Portu, do Real Sociedad".

Cristiano Ronaldo

O ex-atleta também afirmou não estar surpreso com a longevidade da carreira de Cristiano Ronaldo, que aos 35 anos, ainda joga em alto nível. "Cristiano sempre foi um grande profissional", disse.

"Se as lesões o prejudicarem, seguirá fazendo gols porque é um dom. Claro que a idade influencia, em termos de recuperação e velocidade, mas se continuar decidindo jogos e marcando gols, vai continuar jogando", opinou.

Figo, que encerrou a carreira aos 37 anos, destacou a mentalidade diferente dos italianos em relação à idade e ao desempenho dos atletas.

"Na Itália, e digo isso por experiência, eles têm uma maneira diferente de pensar em relação à idade dos jogadores. Não é como na Espanha. Aqui, você completa 30, 31 anos, e no primeiro jogo ruim, dizem que você está acabado. Na Itália julgam pelo desempenho, não pela sua carreira.