Sem polemizar, Mancini organiza o Corinthians para duelo com Sampaoli
O técnico Vagner Mancini organizou a estratégia para superar Jorge Sampaoli e levar o Corinthians à vitória contra o Atlético-MG, hoje (14), às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. O primeiro ato de Mancini foi evitar polêmicas, desculpas e reclamações diante do colega argentino.
Muitos treinadores brasileiros não gostam de ouvir comparações com técnicos estrangeiros e, principalmente, falar sobre os times ofensivos de Sampaoli. Tiago Nunes, ex-técnico do Corinthians, por exemplo, não aprovou quando foi questionado sobre a rápida adaptação do argentino, principalmente em implementar seu sistema de jogo, ao chegar aos clubes. "Espero que a finalidade da pergunta seja essa", disse o treinador antes de listar uma sequência de fracassos do argentino no comando do Santos.
Mancini, no entanto, foi diferente. Além de evitar rusgas com o treinador do Galo, citou o seu vasto conhecimento sobre o estilo de jogo de Sampaoli ao expor pontos que o Corinthians precisa ficar atento para não ser surpreendido nesta noite. "O Atlético é mais intensidade. Temos de neutralizar os pontos fortes. Esquema do Sampaoli é velocidade para a bola chegar nos dois extremos", disse Mancini.
Salários quitados: "energia a mais"
Mancini vê os salários atrasados quitados como uma "energia a mais" para o confronto. O Corinthians pagou entre quinta e sexta-feira as folhas salariais que estavam em atraso.
"Eu já vi em outros lugares situações em que o atraso realmente é difícil de administrar. Mas não é o que acontece no Corinthians, eu não tive nenhuma reclamação do elenco desde que eu cheguei. Existe uma relação muito boa de confiança dos jogadores com o elenco. A informação que tenho é de que não há mais atraso, que hoje de manhã foi feito o pagamento do último mês. Houve um acordo com a diretoria. Que seja uma energia a mais para brigarmos por coisas diferentes no campeonato", disse.
Concentração e conversa
Além de treinamentos táticos e conhecimento sobre o estilo de Sampaoli, o treinador corintiano apostou em muita conversa individual com os jogadores durante a semana. A intenção é evitar falta de concentração. O jogo contra o Flamengo, quando o Timão foi goleado em casa, é o grande exemplo do treinador.
Mancini sabe que desconcentração contra os times de Sampaoli pode causar outra goleada, como foi diante do Rubro-Negro. Aliás, o time mineiro vem de goleada por 4 a 0 contra os próprios cariocas, no Mineirão.
Time
Mancini ainda não contará com os novos reforços com Jemerson e Jonathan Cafú. A dupla participou de cinco treinamentos com o restante do elenco, mas ainda não está em condições físicas ideais para atuar. A tendência é que eles estreiem contra o Grêmio, na próxima rodada.
Se não bastasse, o atacante Jô, que está recuperado de lesão muscular e voltaria ao time após seis jogos como desfalque, foi diagnosticado com Covid-19. Ele e o meia Mateus Vital, outro que seria titular contra o Galo.
Além deles, Xavier está suspenso. Fábio Santos e Otero não podem atuar por condição imposta pelo Galo para rescindir os seus contratos sem custos. Otero, aliás, já não atuaria, pois foi convocado para a seleção venezuelana. A dúvida fica por conta do substituto de Otero. Como Vital está fora, Mancini deve apostar em Ederson, Camacho ou Everaldo.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS x ATLÉTICO-MG
Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 14/11/2020, às 19h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Marllon, Gil, Lucas Piton; Gabriel; Ramiro, Cantillo, Ederson (Camacho ou Everaldo), Luan; Davó. Técnico: Vagner Mancini.
ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver, Igor Rabello e Guilherme Arana; Allan, Matías Zaracho e Hyoran (Nathan); Keno, Vargas e Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.