Topo

Grêmio dá sequência a trio da base no time e ganha 'novo' meio de campo

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

16/11/2020 04h00

Darlan, Matheus Henrique e Jean Pyerre foram destaques do Grêmio nas duas rodadas mais recentes do Campeonato Brasileiro. Em maior ou menor medida, o trio teve grande influência nas vitórias que fizeram o time gaúcho cumprir a promessa de Renato Portaluppi: aparecer entre os mais bem colocados da tabela de classificação. De quebra, o treinador ganhou um 'novo' meio-campo.

Dos três, Darlan é quem tem ares de cara nova. O jovem participou de 21 jogos no ano. Dez partidas a menos que Matheus Henrique, duas a mais que Jean Pyerre.

A diferença de Darlan para os outros dois jogadores formados pelo Grêmio está nos status. Com a concorrência de Maicon e Lucas Silva, o volante natural de São Borja ficou bem para trás na hierarquia interna. Até há duas semanas.

Contra o Fluminense, no Maracanã, Darlan realizou sete desarmes e foi líder disparado no atributo, segundo site SofaScore. Além de retomar a bola, ele deu dinâmica ao setor. Diante do Ceará, menos destaque nas estatística e mais entrega física.

Aos olhos do Grêmio, no vestiário e corredores da Arena, Darlan e Matheus Henrique deixam o time mais intenso e propenso a pressionar. Por outro lado, reduzem média de altura e diminuem opções de marcação para o jogo aéreo e bolas paradas.

Os gols e assistências de Jean Pyerre roubam a cena de qualquer outro destaque individual, nos últimos jogos. Matheus Henrique, no entanto, não fica atrás com boas partidas recentes. E Darlan corre por fora como candidato a rival de Lucas Silva por vaga na equipe.

A próxima partida do Grêmio é diante do Cuiabá, em jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Como venceu por 2 a 1 na Arena Pantanal, o time a ser escalado pode ter titulares preservados. No domingo, o duelo é com o Corinthians, fora de casa, pelo Brasileirão.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do informado anteriormente, Darlan nasceu na cidade gaúcha de São Borja, não em Bagé. O erro foi corrigido.