Topo

Grêmio investe quase R$ 10 milhões em CT e planeja 'nova era' em 2021

Iluminação do CFT Hélio Dourado, casa dos times de base do Tricolor gaúcho - Rodrigo Fatturi/Grêmio
Iluminação do CFT Hélio Dourado, casa dos times de base do Tricolor gaúcho Imagem: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/11/2020 04h00

O Grêmio já superou a marca de 70% das obras concluídas no CFT Hélio Dourado, casa dos times de base do clube, e começa a planejar uma 'nova era' na formação de jovens. Com investimento de quase R$ 10 milhões, segundo apurou o UOL Esporte, a ideia é aprimorar o processo de captação e lapidação de jogadores até 23 anos.

As obras no Centro de Formação e Treinamento incluem iluminação no gramado principal e construção de alojamento para 120 atletas. As torres com refletores foram instaladas neste mês e já receberam aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os jogos à noite no local devem ocorrer ainda em 2020.

O Grêmio, atualmente, usa estruturas alugadas nas cercanias do CFT para manter o dia a dia da formação de atletas. O alojamento fica em antigo hotel e áreas da saúde estão espalhadas por diversos locais. Com as obras, o clube vai ter prédio de dois pavimentos, cozinha industrial, refeitório, academia e setor médico e vestiários. Tudo conectado em área do Grêmio.

Com mais espaço e melhor estrutura física, o clube gaúcho entende que vai conseguir ainda mais resultados no desenvolvimento de jogadores. Na prática, vai conseguir acompanhar de forma integrada os atletas. Além de, a olho nu, jogar em casa a qualquer horário.

Atualmente, o Grêmio não pode atuar à noite no CFT por falta de iluminação. Agora, o local já conta com quase 400 lâmpadas de led para receber partidas também sem luz natural.

Nos últimos anos, a afirmação de nomes como Walace, Luan, Pedro Rocha, Everton Cebolinha, Arthur e Pepê colocou as categorias de base do Grêmio em evidência. A reforma e ampliação do CFT chegou a ser planejada com doações, mas tem sido tocada com recursos próprios.