Sampaoli vira 51º desfalque no Brasileiro por Covid e preocupa Atlético-MG
O surto de Covid-19 que atingiu o futebol nacional preocupa dirigentes, atletas e demais profissionais do esporte. Contando jogadores e treinadores, os infectados já passam de 50, estatística apurada somente nos últimos dias, sendo o Atlético-MG o novo clube a registrar quase uma dezena de casos — entre jogadores, membro de comissão técnica e diretoria.
No Galo, dentre os testes que deram positivo, estão o técnico Jorge Sampaoli e o zagueiro Gabriel. Além deles, estão o meia-atacante Alan Franco, que apresentou o vírus em teste realizado na seleção do Equador, e o jovem Sávio, de apenas 16 anos, diagnosticado na seleção sub-17.
O caso do equatoriano Alan Franco, por exemplo, evolve até uma questão diplomática. É que o jogador só poderá deixar seu país natal após haver garantia de que ele não está mais infectado. O atleta terá que realizar novos testes nos próximos dias.
O meia viajou na semana passada para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Qatar. A previsão é que ele só retorne à Cidade do Galo perto do dia 27.
Surto no Galo
Na noite de ontem (16) o departamento de comunicação do Atlético-MG divulgou uma lista de nove nomes de pessoas diagnosticadas com a doença. Sampaoli e Gabriel estão no grupo que também conta com todos os membros da comissão técnica e até dirigentes.
O clube não especificou caso a caso, mas disse que os citados ou estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença.
O surto no Alvinegro, por ter atingido todos os membros da comissão técnica, gera um grande problema para o departamento de futebol. Será preciso escolher um profissional para dirigir o Atlético-MG na partida contra o Athletico-PR, amanhã (18), no Mineirão, às 19h, em jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
As principais possibilidades são o assessor da equipe de transição (time sub-23), Carlos Desio — homem de confiança de Sampaoli —, ou o treinador Leandro Zago. Ou até mesmo o técnico do time sub-20 Marcos Valadares.
Nos últimos dias, Santos e Palmeiras também apresentaram números expressivos de testes positivos da Covid-19 e geram alerta no futebol brasileiro. O técnico do Peixe, Cuca, precisou de atendimento em unidade semi-intensiva em um hospital na capital paulista.
Veja os últimos casos positivos de Covid-19 no Brasileirão:*
Santos - 12
Cuca; Alex, Alison, Ângelo, Diego Pituca, João Paulo, Jobson, Jean Mota, Lucas Veríssimo, Madson, Sandry e Vladimir.
Coritiba - 10
Rodrigo Santana; Matheus Bueno, Matheus Galdezani, Muralha, Nathan, Nathan Silva, Patrick Vieira, Ricardo Oliveira e dois não divulgados.
Palmeiras - 8
Alan Empereur, Luan, Gabriel Menino, Danilo, Rony, Gabriel Silva, Matías Viña e Veron.
Vasco - 4
Carlinhos, Leandro Castán, Miranda e Ribamar.
Atlético-MG - 4
Sampaoli, Gabriel, Alan Franco e Sávio;
Ceará, Corinthians, Internacional, Fluminense e Fortaleza - 2
Eduardo Brock e Vina; Jô e Mateus Vital; Nonato e Patrick; Fernando Pacheco e Yago; Osvaldo e Yuri César.
Botafogo, São Paulo e Sport - 1
Walery; Tchê, Tchê e Rafael Thyere.
*Os números apresentados se referem aos desfalques dos jogos do último sábado, segunda-feira e desta quarta-feira. Alguns atletas ainda serão testados (como é o caso de Scarpa, do Palmeiras, por exemplo), e outros já se recuperam, como Tchê Tchê, do São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.