Quase sem treino e desacreditado, Abel já leva pressão após 9 dias no Inter
Com apenas nove dias de Internacional em sua sétima passagem, Abel Braga já tem uma decisão pela frente. O duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, hoje (18), às 21h30, contra o América-MG, em Belo Horizonte, pode pesar na avaliação do trabalho do comandante. Quase sem tempo para treinar, ele já sofre com o descrédito da torcida, que ainda sente a saída de Eduardo Coudet.
Não é difícil achar colorados descontentes. A direção é o alvo principal, mas a falta de esperança com o time atinge diretamente Abel. O treinador não conseguiu bons resultados nos jogos que teve até agora e — entre os aficionados — luta contra o fantasma deixado pelo argentino.
Quase unanimidade entre os torcedores do Inter, o atual técnico do Celta de Vigo é repetidamente citado. Classificado nas competições de mata-mata e em primeiro no Brasileiro, Coudet deixou saudades no Beira-Rio e um sentimento contra o qual Abel precisará lutar.
Desacreditado pelos aficionados — inclusive com o time alvo de manifestação de organizadas nas redes sociais —, o treinador busca mostrar em campo que pode reviver os momentos de glória que teve no leme da equipe. O problema é a falta de tempo para consolidar um estilo de jogo.
Abel Braga comandou apenas seis treinamentos no Inter. Sendo que três deles foram atividades de véspera de jogo, normalmente reduzidas, e dois foram trabalhos posteriores a partidas, que servem para recuperação de atletas que se desgastaram nos duelos.
Ou seja, trabalho mais forte, com grupo completo, houve apenas um, na última segunda-feira (16). E os problemas se acumulam. Desde a chegada de Abel Braga, três jogadores testaram positivo para Covid-19 (Nonato, Patrick e Daniel), um para por três semanas por lesão muscular (Abel Hernández) e outro é dúvida também por contusão (Edenilson).
"Semana passada, eu achei muito interessante uma frase do [Pep] Guardiola [técnico do Manchester City]. Ele disse que não é mais treinador, é gerente. Porque ele joga, recupera e fala, não treina", disse o técnico em sua apresentação.
Mas a realidade tem pressa. Depois de perder por 1 a 0 no duelo de ida, o Inter precisa vencer por dois ou mais de margem para seguir na Copa do Brasil sem a disputa de pênaltis. Margem mínima leva a decisão para as cobranças. Qualquer outro resultado coloca os mineiros na semifinal.
Principais alvos da ira da torcida, os dirigentes procuram contornar o ambiente. Abel não repete Coudet pedindo reforços, não gera atrito com a diretoria, protege o grupo e o clube quando pode. Desta forma, a participação pública tem sido menor e a exposição também.
Falar em troca de treinador, hoje, não reflete a realidade. A pressão, externa, porém, é muito forte e poderá ficar ainda maior em um eventual fracasso.
O Colorado encara o América-MG nesta noite. Abel precisa dar argumentos para ganhar o apoio dos torcedores. E, acima de tudo, para seguir disputando a competição da qual o Inter é o atual vice-campeão.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-MG x INTERNACIONAL
Data e hora: 18/11/2020 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Arbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse (Fifa/SP) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Diego Ferreira, Messias, Anderson e João Paulo; Zé Ricardo (Flávio), Juninho e Geovane; Ademir, Felipe Azevedo e Rodolfo. Técnico: Lisca.
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Heitor, Zé Gabriel, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Lindoso (Edenilson), Marcos Guilherme e D'Alessandro (Praxedes); Galhardo e Yuri Alberto. Técnico: Abel Braga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.