Weverton faz maratona e salva Palmeiras 'sem goleiros' por surto de Covid
Weverton chega a Fortaleza (CE) na manhã de hoje (18) para se juntar à delegação do Palmeiras, que enfrenta o Ceará, às 19h, pela partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. A maratona que o goleiro encarou após as Eliminatórias Sul-Americanas com a seleção brasileira acabou virando uma necessidade, já que os outros dois jogadores da posição do elenco contraíram Covid-19.
Jailson e Vinicius Silvestre testaram positivo na segunda (16) e estão em isolamento. No último treino antes da viagem, o técnico Abel Ferreira teve de usar três goleiros da base: Leandro (sub-20), Mateus (sub-20) e Kaique (sub-17).
Dos três, Mateus é aquele que trabalha com mais frequência junto à equipe profissional, mas nunca atuou. Ele está inscrito na Libertadores, depois de a competição aumentar para 40 a lista de jogadores. Aos 18 anos, o arqueiro de 1,99 m tem se revezado no banco com Leandro no Brasileiro e na Copa do Brasil sub-20 e está no Verdão desde o sub-17.
O titular, enquanto isso, estava com a seleção brasileira para os jogos contra Venezuela e Uruguai. Reserva, ele não atuou ontem (17) e embarcou no fim da noite no avião da Crefisa, que parou em Montevidéu, o buscou e depois foi encontrar com Gustavo Gómez, em Assunção, no Paraguai.
Em sua última convocação, Weverton também ficou à disposição do Palmeiras no dia seguinte, mas naquele caso o camisa 21 foi titular pelo Brasil, contra o Peru. Menos de 24h, começou jogando na derrota para o Coritiba, que decretou a demissão de Vanderlei Luxemburgo.
A estratégia de buscá-los com a aeronave da patrocinadora já estava definida no início da semana passada, quando os desfalques cresciam por lesões. Só que, desde então, houve um surto do novo coronavírus no clube: são 17 casos, sendo 15 atletas. Gabriel Menino (acabou desconvocado da seleção) e Viña, por exemplo, estariam nesse voo, mas contraíram a doença.
Weverton tem 42 jogos em 2020 e em metade deles (21) não foi vazado. Ele é o primeiro goleiro no clube, desde Velloso entre 1995 e 1997, a conseguir três temporadas consecutivas com pelo menos 20 jogos sem sofrer gols. Em 2018, foram 21, e em 2019, 26.
Caso passe mais uma partida zerado, o goleiro ajudará a colocar o Palmeiras na semifinal da Copa do Brasil, mesmo tendo ao todo 19 desfalques. Depois do triunfo por 3 a 0 no Allianz Parque, o Verdão pode até perder por dois de diferença, que mesmo assim se classificará.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ x PALMEIRAS
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 18 de novembro de 2020, quarta-feira
Horário: 19h
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat, Bruno Pacheco; Charles, Fabinho; Fernando Sobral, Felipe Silva (Vina), Léo Chú; Felipe Vizeu. Técnico: Guto Ferreira
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Emerson Santos, Renan e Esteves; Patrick de Paula, Zé Rafael e Raphael Veiga; Lucas Lima, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vitor Castanheira (auxiliar)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.