Final da várzea termina em confusão e aglomeração de torcedores em Sorocaba
A pandemia não impediu que centenas de pessoas se reunissem para assistir à final de um campeonato de futebol de várzea, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma confusão generalizada e muita aglomeração no domingo (29). As imagens exibem a arquibancada do Estádio Rui da Costa Rodrigues, conhecido como "Campo do Estrada", lotada para acompanhar a final entre Pindaíba e Magnólia.
O jogo foi amplamente divulgado nas redes sociais e quem quisesse participar, só precisava doar um quilo de alimento como entrada. Os vídeos mostram que as pessoas estão sem máscara e sentadas sem qualquer distanciamento social. A cidade de Sorocaba estava, até então, na fase verde do Plano São Paulo de combate à Covid-19, e segundo decreto estadual, nessa fase é proibida a realização de eventos esportivos com público e sem autorização de órgãos de saúde.
Os vídeos indicam ainda que não havia qualquer fiscalização ou controle do público.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou por meio da Secretaria de Esportes e Lazer que não tinha conhecimento do evento e que a Copa das Monções não faz parte do calendário oficial de competições da cidade. Reforça ainda que o campo é particular. "A liberação não ocorreu por parte da Prefeitura que cancelou e/ou encerrou todas as competições previstas para 2020, em virtude da pandemia e de acordo com o Plano São Paulo", reforça o documento.
Já sobre a confusão, a Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba, que também é responsável pela fiscalização na cidade, informou "que a Guarda Civil Municipal não recebeu informação prévia sobre o jogo e que apenas foi acionada para atendimento de princípio de tumulto".
Sorocaba entrará na fase amarela do plano São Paulo assim como todas as regiões do Estado, na próxima quarta-feira, dia 2.
Até o último boletim, divulgado no dia 30 de novembro, a cidade somava 22.564 casos da Covid-19, entre eles 489 mortes.
A reportagem tenta contato com a organização do evento, mas ainda não teve retorno.
Veja íntegra da nota da Prefeitura de Sorocaba:
Segundo a informações da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), a Prefeitura não tinha conhecimento do evento, já que não faz parte do calendário oficial de competições municipais e, tendo, inclusive, sido realizado em espaço particular.
A liberação não ocorreu por parte da Prefeitura que cancelou e/ou encerrou todas as competições previstas para 2020, em virtude da pandemia e de acordo com o Plano São Paulo.
Já a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), responsável pela Fiscalização, informou que a Guarda Civil Municipal não recebeu informação prévia sobre o jogo e que apenas foi acionada para atendimento de princípio de tumulto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.