Topo

Libertadores - 2020

Com "show" de Veron, Palmeiras goleia o Delfín e vai às quartas da Liberta

Gabriel Veron comemora gol pelo Palmeiras contra o Delfin, em jogo da Libertadores 2020 - Marcello Zambrana/AGIF
Gabriel Veron comemora gol pelo Palmeiras contra o Delfin, em jogo da Libertadores 2020 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

02/12/2020 21h09

O Palmeiras confirmou a classificação às quartas de final da Copa Libertadores com a goleada por 5 a 0 sobre o Delfín (EQU), hoje (2), no Allianz Parque. O time já havia vencido a partida de ida por 3 a 1, no Equador, e encerrou as oitavas com o placar agregado de 8 a 1.

O nome da noite foi Gabriel Veron, autor de dois belos gols e uma assistência — Patrick de Paula, Willian e Danilo foram os outros que balançaram as redes do time equatoriano. O camisa 5, inclusive, saiu minutos depois, com muitas dores na coxa direita.

O Verdão agora aguarda o vencedor do confronto entre Libertad (PAR) e Jorge Wilstermann (BOL) — os paraguaios venceram a ida por 3 a 1.

O MELHOR: VERON SÓ FAZ GOLAÇO

Gabriel Veron já era fator de desequilíbrio no jogo por seus lances de velocidade pelo lado direito, mas no segundo tempo se credenciou a nome do jogo com dois lindos gols: o primeiro após um lançamento tão bonito quanto de Danilo, do campo de defesa; o segundo, em um chute cruzado, sem deixar a bola cair no chão. O garoto ainda deu a assistência para Willian, em uma noite em que deitou e rolou no Allianz Parque.

O PIOR: LUZARRAGA SOFRE COM O GAROTO

Uma das novidades do Delfín para o jogo foi a entrada de Luzarraga na lateral esquerda, substituindo Nazareno, que já tinha ido mal na ida. Pois o camisa 4 também teve uma partida para esquecer. Infernizado por Gabriel Veron, perdeu a maioria dos duelos que teve com o garoto e acabou sendo facilmente batido pelo rápido ataque palmeirense.

PATRICK FAZ GOLAÇO E SAI CARREGADO

Patrick de Paula abriu o caminho para a goleada alviverde com um chute no ângulo, mas saiu minutos depois com dores na parte posterior da coxa direita. O garoto, que vinha recuperando o seu bom futebol, teve de ir para o vestiário do Allianz Parque carregado e pode ser mais um problema para o técnico Abel Ferreira.

ATUAÇÃO DO PALMEIRAS

O time de Abel Ferreira fez aquilo que se espera contra um adversário mais fraco: dominou desde o início. Com toque de bola rápido, o Palmeiras jogou de forma intensa e encontrou diferentes formas de chegar ao gol do folclórico goleiro Banguera. Mesmo com a vantagem construída, o Verdão continuou em cima e criando para fazer mais. É uma equipe que continua a crescer sob o comando de Abel Ferreira.

ATUAÇÃO DO DELFÍN

O time equatoriano já havia se mostrado fraco na partida como mandante e no Allianz Parque isto se confirmou. O Delfín até teve momentos que pareciam promissores com Óscar Benítez, mas a equipe tem muitas dificuldades defensivas. Com a postura do Palmeiras de virar o jogo e tocar rápido, teve sorte de não perder por mais.

CRONOLOGIA DO JOGO

Já com o 3 a 1 de vantagem obtido fora de casa, o Palmeiras começou o jogo sufocando o Delfín e saiu na frente com o forte chute de Patrick de Paula, aos 29 minutos do primeiro tempo. Após o intervalo, o time transformou o jogo em goleada rapidamente: Gabriel Veron fez o segundo aos quatro da etapa final, Willian ampliou aos sete, e o próprio Veron fez mais um aos 15. O Verdão ainda teve chances de fazer mais e chegou ao quinto com Danilo, aos 48.

CLUBE HOMENAGEIA CONSELHEIRO

O jogo teve um minuto de silêncio em homenagens às vítimas da Covid-19, ao argentino Diego Maradona e ao ex-conselheiro do clube Gilto Avallone, que morreu hoje (2), aos 81 anos de idade. Ele era associado do clube desde a década de 1950 e chegou a ser uma figura de destaque na política alviverde, especialmente por sua participação no Conselho de Orientação e Fiscalização (COF).

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 5 x 0 DELFÍN (EQU)

Data: 2 de dezembro de 2020, quarta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Dário Herrera (ARG)
Assistentes: Juan P. Belatti (ARG) e Cristian Navarro (ARG) VAR: Leodán González (URU)
Cartões amarelos: Patrick de Paula (PAL); Rojas (DEL)
Cartões vermelhos:

GOLS: Patrick de Paula, aos 29 minutos do primeiro tempo (1-0); Gabriel Veron, aos quatro minutos do segundo tempo (2-0); Willian, aos sete minutos do segundo tempo (3-0); Gabriel Veron, aos 15 minutos do segundo tempo (4-0); Danilo, aos 48 minutos do segundo tempo (5-0)

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Viña (Mayke); Patrick de Paula (Zé Rafael), Danilo e Lucas Lima (Raphael Veiga); Gustavo Scarpa (Alan Empereur), Gabriel Veron e Willian (Gabriel Silva). Técnico: Abel Ferreira

DELFÍN: Banguera; Luzarraga, Cangá, León e Macías (Rojas); Ortíz, Benítez e Vélez; Gonzáles, Corozo (Meña) e Valencia (Carreño). Técnico: Miguel Ángel Zahzú