Topo

De gigante a curinga encostado: conheça garotos que ganham espaço no Santos

Vinicius Balieiro, volante do Santos que fez sua estreia profissional contra o Internacional - Ivan Storti/Santos FC
Vinicius Balieiro, volante do Santos que fez sua estreia profissional contra o Internacional Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Eder Traskini

Do UOL, em Santos

04/12/2020 04h00

O Santos está recuperado do surto de Covid-19 que assolou o clube no último mês. O problema forçou o Peixe a colocar outros jogadores em campo e foi aí que gratas surpresas apareceram no terreno de jogo. Algumas delas devem figurar no clássico de amanhã (5), às 17h, contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Peixe somou dez baixas devido ao surto de coronavírus de forma simultânea, mas, mesmo assim, bateu o Internacional por 2 a 0, com gol e boas atuações de 'novos' Meninos da Vila.

O UOL Esporte conta quem são os garotos que chegaram para ficar no elenco profissional neste surto de Covid-19:

John

Goleiro John comemora gol do Santos contra LDU no Equador - Staff Images/CONMEBOL - Staff Images/CONMEBOL
Imagem: Staff Images/CONMEBOL

Aos 24 anos, John começou o ano como quinto goleiro, atrás de Everson, Vanderlei, Vladimir e João Paulo. Ele viu Vanderlei se transferir para o Grêmio e o antigo titular deixar o clube na Justiça rumo ao Atlético-MG. Vladimir assumiu a meta, mas sofreu uma lesão no pé e ainda está em recuperação. João Paulo entrou e agradou, se tornando titular da posição já reconhecido como destaque no Brasileirão.

No entanto, João Paulo contraiu a Covid-19, e John teve sua chance. Após atuações seguras contra Internacional, Athletico-PR e, principalmente, na altitude de Quito (EQU) contra a LDU, foi mantido na equipe. Curiosamente, Jesualdo Ferreira já tinha ideia de colocá-lo para jogar, mas foi demitido antes.

João e John revezaram no banco de reservas e JP deu a "sorte" de ver Vladimir se lesionar na partida em que ele era o goleiro no banco. Antes conhecido por revelar atacantes dribladores, o Peixe agora começa a mostrar que também é uma escola de bons goleiros.

Vinicius Balieiro

Vinicius Balieiro disputa lance pelo Santos contra o Inter - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

O desconhecido volante de 21 anos foi alçado sem pompa ao profissional diante dos desfalques pela Covid-19 e surpreendeu muitos ao ser escalado como titular contra Internacional e Athletico-PR. Destaque do Paulista de Jundiaí na Copa São Paulo de Futebol Jr de 2017, o atleta chegou ao Peixe para o sub-20 e nunca esteve entre os mais badalados da equipe.

O volante também já chamava atenção do português Jesualdo Ferreira no Santos B. Após a estreia profissional, permaneceu no elenco de cima e é opção para a vaga de primeiro volante.

Bruno Marques

Bruno Marques comemora seu primeiro gol com a camisa do Santos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

O centroavante de 1,94 m já estreou fazendo o seu primeiro gol com a camisa do Peixe, na vitória por 4 a 2 sobre o Sport. Artilheiro do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, Bruno Marques chamou atenção por ter uma característica única dentro do elenco do Santos: altura para brigar pela bola aérea.

Após a estreia, ganhou elogios do técnico Cuca e entrou novamente em campo na partida contra a LDU, na última terça-feira (1). O centroavante está emprestado até o fim do ano pelo Lagarto-SE, equipe do atacante espanhol Diego Costa, do Atlético de Madri. Para ficar com o jovem de 21 anos, o Peixe precisa desembolsar R$ 600 mil para adquirir 70% dos direitos econômicos.

Wagner Leonardo

Wagner Leonardo domina bola pela esquerda no duelo do Santos com o Inter - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Capitão da equipe sub-20, o polivalente Wagner Leonardo, também conhecido como Palha, se tornou o reserva ideal para o lateral esquerdo Felipe Jonatan, ocupando uma lacuna no elenco do Peixe. O clube da Vila Belmiro buscava alguém para a vaga desde o início do ano e demorou a enxergar o jogador debaixo do próprio nariz.

Palha subiu ao profissional no ano passado com Jorge Sampaoli como zagueiro, mas também pode ser volante e lateral esquerdo — posição que parece ter adotado neste momento. Com os desfalques no meio-campo, ele foi utilizado na lateral para que Felipe Jonatan fosse deslocado para o meio e deu conta do recado. Participou dos últimos cinco jogos, sendo dois como titular e três entrando no decorrer da partida.