Topo

Palmeiras

Sem reforço e sem volantes, Palmeiras deve ter nova improvisação

Luan e Zé Rafael, durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol - Cesar Greco
Luan e Zé Rafael, durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

05/12/2020 04h00

O Palmeiras enfrentará o Santos hoje (5), na Vila Belmiro, sem nenhum volante à disposição. Patrick de Paula e Felipe Melo estão lesionados, enquanto Danilo e Gabriel Menino cumprem suspensão no clássico. Como não conseguiu um reforço para a posição no fim da janela de transferências no mercado da bola, o time terá de realizar uma improvisação.

Luan e Zé Rafael são as principais opções. O zagueiro fez a função de "camisa 5" no segundo tempo na vitória sobre o Athletico-PR, no fim de semana passado, e agradou ao técnico Abel Ferreira — que está em isolamento após contrair a Covid-19.

"O Luan, se precisarmos, dá segurança e equilíbrio à equipe, com peso em termos de altura e robustez física, e pode ser no futuro uma hipótese na função, sim", afirmou Abel, após o triunfo sobre o Furacão.

Diante do Delfín (EQU), o teste foi com Zé Rafael. O camisa 8 entrou na vaga de Patrick de Paula e já trabalhou à frente da defesa, liberando Danilo, que começou a partida como primeiro volante. Esta escolha, porém, tornaria a equipe mais ofensiva na Vila Belmiro, já que Zé Rafael é meia de origem e começou a atuar como segundo volante nesta temporada.

Ainda que este seja um caso específico de muitas ausências na mesma posição, o Palmeiras foi ao mercado da bola após a lesão de Felipe Melo e intensificou a busca quando soube que Ramires estava cogitando rescindir o contrato. Não houve tempo suficiente, porém, para finalizar uma contratação.

A improvisação tem sido uma necessidade desde que Abel Ferreira chegou no Palmeiras. O principal caso foi o de Gustavo Scarpa na lateral esquerda, com um desempenho que fez o treinador português até recomendá-lo para a seleção brasileira. Rony, também, atuou como centroavante nos momentos de mais desfalques no ataque.

Como tem sido padrão ao longo da temporada, dois volantes da base completaram o treino de ontem (4): Ramon César e Vitinho — os dois são os titulares da equipe sub-20. É possível que eles fiquem no banco de reservas na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS x PALMEIRAS
Data:
5 de dezembro de 2020, sábado
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Neuza Ines Back (Fifa/SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)

SANTOS: John; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Soteldo; Marinho, Lucas Braga e Kaio Jorge. Técnico: Cuca

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Emerson Santos, Alan Empereur e Viña; Luan, Zé Rafael e Raphael Veiga; Lucas Lima, Gabriel Veron e Willian. Técnico: Vitor Castanheira (auxiliar)

Palmeiras