Técnico da Inglaterra: 'Ajoelhar é solidariedade, não declaração política'
O técnico Gareth Southgate, da seleção da Inglaterra, afirmou em coletiva de imprensa que não considera o ato de se ajoelhar em protesto contra o racismo uma manifestação política, e sim de solidariedade. No sábado, torcedores do Millwall vaiaram o próprio time que fazia o protesto contra o racismo.
"A decisão de todos os jogadores e funcionários dos clubes de todo o país foi uma decisão de solidariedade com os companheiros de equipe, uma solidariedade com os negros na sociedade. De forma alguma eu vi isso como uma declaração política e não acho que ninguém que tenha feito esse gesto tenha visto dessa forma", disse Southgate.
O treinador afirmou que acompanhou o jogo do Liverpool e não viu atitudes racistas dos torcedores, ao contrário, houve apoio. "Se houve algum tipo de mal-entendido sobre isso, então acho que podemos deixar bem claro daqui em diante que não é esse o caso. Eu estava em Anfield e a multidão aplaudiu o gesto, então achei que foi uma resposta fantástica e sei que isso aconteceu em alguns outros clubes de todo o país também. É o tipo de reação que acho que dá esperança e encoraja", afirmou Southgate.
Antes da partida do Millwall contra o Derby County, um grupo de torcedores do time vaiou os jogadores que se ajoelharam em um protesto contra o racismo. O fato aconteceu no estádio The Den e foi condenado pelo clube.
Agora, o clube decidiu que os jogadores não vão se ajoelhar antes do jogo de terça-feira contra o QPR, mas ficarão de braços dados em uma "demonstração de solidariedade pela luta do futebol contra a discriminação". Os jogadores de ambas as equipes vão levantar juntos uma bandeira antirracismo. O patrocinador do Millwall será substituído pelo logotipo do órgão contra o racismo Kick It Out.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.