Topo

São Paulo

Brenner e Luciano são a melhor dupla de ataque do SPFC no BR desde 2012

Brenner e Luciano, atacantes do São Paulo - Divulgação/São Paulo
Brenner e Luciano, atacantes do São Paulo Imagem: Divulgação/São Paulo

Yago Ruda

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2020 04h00

A dupla de ataque formada por Brenner e Luciano é a segunda mais efetiva do São Paulo no atual formato do Campeonato Brasileiro, disputado desde 2006 — com 20 clubes e por pontos corridos. Artilheiros do Tricolor na competição, os atuais donos das camisas 30 e 11 apenas não superam a média de gols de Luis Fabiano e Osvaldo, na temporada 2012 — quando a equipe do Morumbi teve um dos melhores ataques do país, e o Fabuloso ficou com a vice-artilharia do torneio nacional.

Homens de confiança do técnico Fernando Diniz, Brenner e Luciano fizeram juntos 19 gols nesta edição do Brasileiro. O garoto de Cotia participou de 17 confrontos e anotou sete gols, enquanto Luciano — artilheiro do São Paulo na competição — fez 12 gols em 20 partidas. A dupla tem média de 0,51 gols por jogo no campeonato, o que é um número expressivo para os padrões recentes da equipe do Morumbi (veja no gráfico abaixo).

A estatística apenas não é superior ao ataque formado por Luis Fabiano e Osvaldo, em 2012, quando o São Paulo terminou o Brasileirão na quarta colocação e com o quinto melhor desempenho ofensivo do campeonato (59 gols em 38 jogos). Naquela temporada, o ex-centroavante da seleção brasileira fez 17 gols em apenas 22 jogos e elevou a média, já que seu companheiro Osvaldo fez seis gols em 20 partidas.

Os números de Brenner e Luciano com a camisa do São Paulo nesta temporada são ainda mais expressivos se considerarmos o desempenho de ambos na Copa do Brasil e também na Copa Libertadores. Ao todo, neste ano, o garoto de Cotia - xodó da torcida - fez 18 gols em 31 partidas, enquanto Luciano balançou as redes em 14 oportunidades ao longo de seus 25 jogos pelo clube do Morumbi.

Em média, a dupla alcança 0,57 gol por partida na temporada pelo Tricolor. Ambos brigam pela artilharia do Campeonato Brasileiro e também da Copa do Brasil — competição em que o São Paulo disputa a semifinal, contra o Grêmio, no final deste mês Eles estão se notabilizando pelo poderio ofensivo demonstrado sob o comando de Fernando Diniz.

São Paulo