Jogadores experientes fazem quase 65% dos gols no Cruzeiro de Felipão
Ter um time experiente e com a cara da Série B do Campeonato Brasileiro. Desde que chegou à Toca II, o técnico Luiz Felipe Scolari busca aumentar a média de idade do elenco cruzeirense, apostando em jogadores veteranos que já estavam no grupo e, também, pedindo a contratação de atletas com mais rodagem no futebol. E nesses atletas que o treinador aposta bastante para o jogo de hoje (8), contra o CRB, no estádio Rei Pelé, às 21h30, pela 27ª rodada.
Atendendo aos pedidos do treinador, a diretoria do Cruzeiro buscou essas peças mais rodadas no mercado, como os atacantes Willian Pottker, de 27 anos, e Rafael Sóbis, de 35. O próprio Felipão passou a aproveitar também alguns atletas que estavam em baixa ou esquecidos, mas que haviam entrado algumas vezes em campo com outros treinadores. Caso do zagueiro Manoel, do volante Jadson, do atacante Sassá e do meia Marquinhos Gabriel — este último já deixou o clube.
Nem todos os citados são titulares, mas em algum momento foram aproveitados no time principal. Justamente esses atletas mais experientes que têm sido os responsáveis pela maioria das bolas na rede da Raposa desde a chegada do novo treinador. Dos pés daqueles considerados veteranos saíram 64,7% dos gols do Cruzeiro na segunda passagem de Felipão pelo clube.
O grande destaque do momento tem sido o atacante Rafael Sóbis com quatro gols e uma assistência em cinco jogos disputados.
"Estamos juntos agora, e é um prazer e uma alegria muito grande trabalhar com o Sóbis. Ele é um jogador inteligentíssimo e tem um caráter, um comando, uma forma de ver e encarar os jogos e treinamentos de maneira diferente de muita gente (...) Ele veio para o Cruzeiro através de uma situação que já existia e foi acertada. Ficou ótimo para o Cruzeiro e ótimo para o Sóbis. Para mim, melhor ainda, pois tenho um jogador altamente qualificado", disse Scolari sobre o atacante.
Sob o comando de Felipão, o Cruzeiro tem 70% de aproveitamento — dez jogos, seis vitórias, três empates e uma derrota — e marcou 17 gols, uma média de 1,7 gol por partida. Seis jogadores com idade igual ou superior a 27 anos são os responsáveis pela maioria dos tentos assinalados nesse recorte da temporada: 11.
Além de Rafael Sóbis, o zagueiro Manoel (30 anos), o lateral direito Raúl Cáceres (29), o meia Arthur Caíke (28), mais os atacantes Willian Pottker (27) e Marcelo Moreno (33) foram os veteranos que fizeram gols sob o comando de Scolari.
Dos jovens que estão no elenco há também quem se destaque, tanto que tem sido titular: o atacante Airton. Esse, autor de quatro gols sob o comando do pentacampeão mundial em 2002 com a seleção brasileira, e ausência garantida contra o CRB, por causa de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Outro que está fora é Willian Pottker, com lesão muscular, e também suspenso.
"O Manoel é um capitão para nós e um grande xerife. No campo, ele nos orienta o jogo inteiro e me orienta também. Eu, particularmente, sou bem orientado por ele e, para mim, é muito bom jogar ao lado dele. Mas não só ele, como também Fábio, Sóbis e Pottker. É bom comunicar e conversar dentro de campo", ressaltou Matheus Pereira sobre os veteranos.
Gols do Cruzeiro com Felipão no comando
Quatro gols: Rafael Sóbis, Airton
Dois gols: Arthur Caíke, Manoel
Um gol: Marcelo Moreno, Welinton, Willian Pottker, Raúl Cáceres
Contra: Jarro, do Brasil-RS
FICHA TÉCNICA:
CRB x CRUZEIRO
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Data e horário: 8 de dezembro de 2020 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
CRB: Georgemy; Reginaldo, Gum, Xandão, Igor Caírus; Wesley, Claudinei; Robinho, Diego Torres, Luidy, Pablo Dyego. Técnico: Ramon Menezes
CRUZEIRO: Fábio; Cáceres, Manoel, Ramon e Matheus Pereira, Adriano, Jadsom, Felipe Machado, Arthur Caike, Sóbis e Welinton (Marcelo Moreno). Técnico: Felipão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.