Topo

Argentinos Juniors pinta rosto de Maradona no círculo central do campo

Argentinos Juniors pintou rosto de Maradona na campo  - Divulgação
Argentinos Juniors pintou rosto de Maradona na campo Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/12/2020 22h43

O Argentinos Juniors preparou uma nova homenagem para Diego Armando Maradona, que morreu aos 60 anos no dia 25 de novembro. O clube divulgou uma foto aérea do estádio que leva o nome do craque e mostrou que o campo de jogo conta com o rosto do ídolo desenhado no círculo central. Além disso, o número 10 foi pintado em uma das arquibancadas.

Outra iniciativa do clube vai ser a construção de um pequeno museu com relíquias de Maradona. O acervo será de doações dos fãs. O santuário, como anunciou o Argentinos Juniors, foi montado em um espaço dentro do estádio.

Poucos dias depois da morte de Maradona, o Argentinos Juniors já havia prestado homenagens. Antes de partida pelo Campeonato Argentino, os jogadores da equipe entraram em campo com camisas e faixas dedicadas ao craque. O telão do estádio batizado com o nome do ex-atleta também exibia uma imagem do "El Pibe".

Maradona estreou pelo Argentinos Juniors em 1976, pouco antes de completar 16 anos. Ele ficou no clube até 1981, quando se transferiu para o Boca Juniors. Ao todo, ele disputou 166 jogos e anotou 116 pela equipe.

Morte

A morte de Maradona abalou o mundo do esporte. A saúde do craque argentino já estava precária desde o início de novembro, quando ele foi operado de um hematoma subdural e depois, por decisão familiar e médica, permaneceu hospitalizado devido a uma "baixa anímica, anemia e desidratação" e um quadro de abstinência devido ao vício em álcool.

Maradona passou mal pela manhã. Segundo a imprensa argentina, seis ambulâncias foram chamadas para atender o ex-jogador, mas os médicos não conseguiram salvá-lo.

Antes dos problemas de saúde, o campeão mundial pela Argentina em 1986 trabalhava como técnico do clube Gimnasia y Esgrima La Plata.

O adeus ao ídolo contou com uma multidão reunida em frente à Casa Rosada, sede do governo argentino, onde foi realizado o velório do craque. Posteriormente, o corpo do ex-jogador foi levado em cortejo fúnebre para enterro no cemitério Jardín de Bella Vista, situado na periferia de Buenos Aires.