Topo

Thiago Silva diz que Neymar deve dividir responsabilidades para render mais

O zagueiro da seleção brasileira Thiago Silva durante partida contra a Venezuela - Lucas Figueiredo/CBF
O zagueiro da seleção brasileira Thiago Silva durante partida contra a Venezuela Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/12/2020 11h01

O zagueiro Thiago Silva, da seleção brasileira e do Chelsea, opinou que Neymar pode jogar melhor quando divide o protagonismo nas equipes em que defende. O defensor entende que o atacante do PSG atua com mais leveza quando não carrega todas as responsabilidades do time.

"A partir do momento que você joga em time de alto nível, tem que dividir as responsabilidades. É claro que a gente sabe que ele é o cara, que ele tem que decidir e vai decidir a qualquer momento, mas, a partir do momento em que ele começa a dividir as responsabilidades, fica um pouco mais leve", disse Thiago Silva em entrevista ao site da ESPN Brasil.

"Você vê o Neymar um pouco mais solto, e nem digo em termos de responsabilidade, porque isso ele sempre teve. Mas quando ele divide com Mbappé, com Di María, com Marquinhos - que é o capitão agora, com o Verratti - que é uma liderança técnica, as coisas fluem melhor para ele. E quando ele está relaxado, como estava no último jogo, faz o que fez", continuou o zagueiro brasileiro, referindo-se ao hat-trick de Neymar na vitória por 5 a 1 do PSG sobre o Istanbul Basaksehir na Liga dos Campeões, na última quarta-feira (9).

Adulto Ney

Na opinião de Thiago Silva, o amadurecimento de Neymar não é um processo tão novo. O defensor, que atuou com Neymar entre 2017 e 2020 no PSG - sem contar a seleção brasileira -, disse que o atacante sofre, por vezes, com a demasiada pressão sobre ele, por ser a estrela de seu time.

"Acho que a maturidade do Neymar não vem desse ano, já vem de alguns anos. Esse amadurecimento do Neymar, para mim, que fiz parte também desse processo no PSG e na seleção, ele tem um lugar especial. Ele é uma estrela e, por vezes, a pressão em cima dele é muito grande. E ele, por ter muita responsabilidade e saber que ele é muito bom, carregava muito isso nas costas", completou.

Possível retorno ao Fluminense

Na mesma entrevista, Thiago Silva afirmou que planeja retornar ao Fluminense, clube em que mais brilhou no futebol brasileiro. O defensor disse que um possível retorno aconteceria depois da Copa do Mundo de 2022, no Qatar - que ele pretende disputar.

"Ter passado pelo Fluminense, ter feito a história que eu fiz no clube, para mim, foi motivo de orgulho. Até por ser torcedor e ter muitos tricolores na minha família. Passei momentos brilhantes lá. O que mais me marcou foi a despedida com 53 mil pessoas no Maracanã. Até os treinos antes da despedida estavam lotados aquela semana. Foi um carinho muito grande. E foi o clube que me abriu as portas para eu voltar ao futebol depois da tuberculose. Espero poder voltar ao Fluminense", disse.

"Eu vim para a Premier League para me manter em alto nível, para ter uma oportunidade de jogar a Copa do Mundo. Estou me preparando para isso. Depois da Copa, quem sabe, eu não volto. Não estou prometendo nada, mas é uma ideia que eu tenho, de encerrar o ciclo no futebol onde eu tive uma das maiores felicidades", completou.