Itália propõe triangular com Inglaterra e Argentina por Maradona
O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, propôs neste domingo (13) a realização de um "triangular da paz" com Argentina e Inglaterra em homenagem a Diego Armando Maradona, morto de parada cardiorrespiratória em 25 de novembro, aos 60 anos.
Em entrevista por telefone à agência de notícias Ansa, o chanceler disse que já conversou sobre a ideia com o ministro italiano do Esporte, Vincenzo Spadafora.
"Da 'mão de Deus' ao triangular da paz, com a Itália no centro para pegar pela mão dois grandes países amigos como Reino Unido e Argentina. Seria um momento tocante, mesmo sem a presença de público", explicou.
Segundo Di Maio, o jogo aconteceria em Nápoles, onde Maradona viveu os anos mais vitoriosos de sua carreira —o ministro é torcedor do Napoli e cresceu em Pomigliano d'Arco, na região metropolitana da maior cidade do sul da Itália.
"Seria um belo momento. Às vezes o esporte une onde os governos não conseguem. O esporte é fraternidade, amizade e paixão", ressaltou o chanceler.
Maradona viveu o momento mais marcante de sua carreira em 22 de junho de 1986, na vitória por 2 a 1 da Argentina sobre a Inglaterra pelas quartas de final da Copa do Mundo do México.
Enquanto seu país ainda lamentava a derrota para os britânicos na guerra pelas Malvinas, ocorrida quatro anos antes, o "Pibe de Oro" despachou a Inglaterra para casa ao marcar um gol de mão e outro depois de driblar meio time adversário.
A Albiceleste terminaria campeã mundial naquele ano, após superar Bélgica nas semifinais e a Alemanha Ocidental na decisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.