Topo

Cruzeiro

Vice do Cruzeiro morre em decorrência da covid-19 e clube decreta luto

Biagio Teodoro Peluso, de 71 anos, era o segundo vice-presidente da atual diretoria do Cruzeiro - Divulgação/Cruzeiro
Biagio Teodoro Peluso, de 71 anos, era o segundo vice-presidente da atual diretoria do Cruzeiro Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Do UOL, em Belo Horizonte

13/12/2020 13h08

Luto oficial de três dias e bandeiras hasteadas a meio mastro. O Cruzeiro anunciou tais medidas em homenagem ao segundo vice-presidente da atual gestão do clube, Biagio Teodoro Peluso, de 71 anos, que faleceu na manhã de hoje (13) em decorrência de complicações da covid-19.

Biagio Peluso estava internado em um hospital de Belo Horizonte e como tinha comorbidades acabou não se recuperando da doença que já matou milhares de pessoas no Brasil e no mundo.

O dirigente havia sido eleito como um dos vice-presidentes do chefe do executivo do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, em junho deste ano, inicialmente para o "mandato tampão" até 31 de dezembro próximo. Em 7 de outubro foi reeleito ao lado de Rodrigues na chapa "Um Novo Cruzeiro" para comandar o clube estrelado no triênio 2021/2023.

Pelas redes sociais vários nomes ligados ao clube celeste prestaram homenagens a Biagio Peluso, nome muito respeitado nos bastidores do Cruzeiro.

"Biagio Peluso, você que honrou o nome do Cruzeiro, estará eternamente na nossa história e corações. Uma pessoa ímpar. Enquanto estamos devastados por aqui, o céu está em festa. Que Deus abençoe e dê forças aos familiares tão queridos", escreveu o vice-presidente administrativo e superintendente de marketing, Edson Potsch, em sua conta particular no Twitter.

Peluso era ligado ao que os conselheiros chamam de "ala Palestrina" do Conselho Deliberativo do clube por sua origem italiana, que coincide com a história do Cruzeiro, nascido como Sociedade Esportiva Palestra Itália. O clube foi fundado por colonos que vieram da Itália para Belo Horizonte.

Amigo de Peluso, o presidente Sérgio Santos Rodrigues também prestou condolências e homenagens ao conselheiro.

"Nossa homenagem a toda família que tem enormes serviços prestados ao Cruzeiro e especialmente o Biagio, homem de bem que havia sido Vice-Presidente anteriormente e topou o desafio de voltar no momento mais difícil da história do nosso clube. Fica nosso abraço a toda família e a nação Cruzeirense pela perda irreparável. Peço a todos que coloquem ele e a família em suas orações. Vá em paz, amigo", publicou o presidente.

Biagio Teodoro Peluso tinha vastos serviços prestados ao Cruzeiro. Ele também foi o segundo vice-presidente do ex-mandatário Zezé Perrella durante o mandato de 2009 a 2011. À época, Gilvan de Pinho Tavares ocupava a cadeira primeiro vice.

Leia na íntegra a nota do Cruzeiro em homenagem a Biagio Teodoro Peluso

"O Crueiro Esporte Clube está de luto e é com profunda tristeza que informa o falecimento do segundo vice-presidente, Biagio Teodoro Peluso. O dirigente faleceu na manhã deste domingo, em decorrência de complicações da Covid-19. Desejamos muita força a toda a família neste momento e também à comunidade celeste, que perde um grande cruzeirense.

Biagio Teodoro Peluso assumiu a diretoria executiva da instituição em junho, ao lado do presidente Sérgio Santos Rodrigues e do primeiro vice-presidente Lidson Potsch. Ele já tinha sido vice-presidente em anos anteriores e aceitou o desafio de assumir o Clube no momento mais difícil de sua história.

O Clube decreta luto oficial por 3 dias em todas as sedes do Cruzeiro, com as bandeiras hasteadas a meio mastro.

Cruzeiro