Blogueiros analisam: "O que esperar do duelo Messi x Neymar na Champions?"
O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões foi realizado na manhã de hoje (14), na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. Entre os oito confrontos definidos, o que mais chamou a atenção foi o duelo entre Barcelona e Paris Saint-Germain.
A partida entre as duas equipes marca o reencontro de Lionel Messi e Neymar Jr., que fizeram história na equipe azul e grená ao lado do atacante Luis Suárez, mas que hoje cada um segue um novo caminho.
O clube catalão vive uma fase de reformulação: sem muitos reforços de peso, apostas em jovens jogadores e Lionel Messi como única grande referência do time comandado por Ronald Koeman. Já o PSG segue sonhando com a Champions, na temporada passada chegou à final, mas acabou perdendo para o Bayern de Munique.
Hoje, o time guiado por Neymar e Mbappé sonha em conquistar a principal competição europeia, já que nos torneios em território nacional é dominante.
Dessa forma, os blogueiros e colunistas do UOL Esporte foram questionados: "O que esperar do confronto entre PSG x Barcelona (e Neymar x Messi) nas oitavas da Liga dos Campeões?". Confira as respostas:
Um jogo de dois times que apostam em individualidades num esporte coletivo. Como hoje Messi anda sozinho (e meio desinteressado) no Barcelona e Neymar tem mais companheiros que podem desequilibrar, time francês leva vantagem". Andrei Kampff.
Tem que esperar mesmo. Saber exatamente o que houve com Neymar, se a lesão é grave; saber o que Messi vai fazer da vida em janeiro - pode, inclusive, assinar contrato com o próprio PSG. Esperar para saber como estarão as equipes em fevereiro nessa temporada maluca. Mas em qualquer cenário o PSG parece mais pronto." André Rocha.
As duas equipes entram em campo torcendo pelo brilho de seus destaques individuais, já que estão longe de um futebol coletivo empolgante. Entre os espanhóis, a esperança é que Messi tenha um dia de protagonismo e que consiga resolver sozinho uma partida. Do outro lado, os franceses torcem por algo parecido, mas a esperança é brasileira e tem o nome de Neymar". Danilo Lavieri.
Leia o blog do Danilo Lavieri.
Esperar Lionel Messi, quase solitariamente, lutando contra um time muito melhor que o dele". Juca Kfouri.
Com Neymar em campo, o Paris é bastante favorito contra o Barcelona. A notícia de sua lesão, não tão grave, é um alívio para o PSG. Claro que até fevereiro muita coisa pode acontecer, mas o Barcelona tem um futebol pobre e sem perspectivas de melhoras. É capaz que em fevereiro Messi já tenha até pré-contrato assinado para sair, talvez com o próprio PSG! Hoje, o time de Paris é bem favorito". Julio Gomes.
Com Neymar saudável, PSG favorito contra um Barcelona em má fase e que depende da genialidade de Messi que também não vive seus melhores dias...". Marcel Rizzo.
É o encontro entre um time decadente e outro que não consegue ascender. Há duas diferenças a favor do PSG: Neymar está mais comprometido que Messi e Mbappé é um coadjuvante que o Barça não tem". Menon.
Espero que Neymar tenha condições de jogo. Infelizmente, assim como Pagão, grande ídolo de Chico Buarque, ele está ganhando fama de 'canela de vidro'. Mas o que sinto é que, com ou sem Neymar, o PSG passará pelo Barcelona. Não que o clube francês esteja voando. Mas acontece que, com Messi contrariado, a equipe da Catalunha tem se arrastado em campo". Milton Neves.
O retrato de hoje, no momento do sorteio, é de um duelo com mais apelo do que qualidade. Atrai atenção pela história recente entre os clubes e pelo peso dos nomes envolvidos. Coletivamente, são dois times abaixo de um nível minimamente convincente na primeira parte da temporada. Em tese, isso tende a aumentar o foco nas grandes estrelas que podem desequilibrar. Fora as especulações envolvendo Messi e Neymar. Mas com o considerável tempo até fevereiro, o cenário pode mudar bastante, impactando na análise do momento e de um possível favoritismo na disputa". Rafael Oliveira.
Leia o blog do Rafael Oliveira.
Vai ser o encontro de dois dos mais incompetentes projetos futebolísticos do primeiro escalão da Europa. Barcelona e PSG torraram muita grana nas últimas temporadas, mas hoje têm times que dependem quase que exclusivamente dos brilhos individuais dos seus protagonistas. Messi é quem carrega o Barcelona nas costas. E Neymar, de vez em quando auxiliado por Mbappé, precisa fazer o mesmo serviço para os franceses". Rafael Reis.
Jogos extremamente parelhos. Se Neymar jogar, leve favoritismo para os franceses. Sem ele, Messi pode ser decisivo para os espanhóis". Renato Maurício Prado.
Leia o blog do Renato Maurício Prado.
Vejo pequeno favoritismo do PSG, que apresenta um jogo coletivo melhor do que o do Barcelona neste momento. Neymar deve ser infernal contra o ex-clube. Messi é sempre esperança de jogadas geniais, mesmo não estando em seu auge. É ligar a televisão e esperar por brilhantes lances individuais dos dois lados". Ricardo Perrone.
Leia o blog do Ricardo Perrone.
PSG e Barcelona farão o jogo mais esperado e equilibrado das oitavas de final da Liga dos Campeões. Em relação ao valor de mercado de cada elenco, esse é o confronto mais parelho (888 milhões de euros do Barça contra 856 do PSG). Hoje, o time francês vive um momento melhor, apesar de ter começado mal na Champions e ter derrapado em alguns jogos da Liga Francesa. O Barcelona já perdeu nessa temporada para Real Madri, Atlético de Madri e Juventus e faz uma campanha ruim no Espanhol. Mas como os jogos serão em meados de fevereiro, muita coisa pode mudar ainda. Já o duelo entre Messi e Neymar será o primeiro entre eles por clubes depois da final do Mundial de 2011, quando o Barça goleou o Santos por 4 x 0. A fase de Neymar nessa temporada é melhor". Rodolfo Rodrigues.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.