Topo

Mancini ajusta o Corinthians e tem aproveitamento de G4 no Brasileirão

Vagner Mancini à beira do campo comandando o Corinthians - Fernando Moreno/AGIF
Vagner Mancini à beira do campo comandando o Corinthians Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Rafael Serra

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/12/2020 04h00

Se na chegada de Mancini a luta contra o rebaixamento parecia predestinada a ser o cenário do Corinthians até a rodada final do Brasileirão, dez jogos depois esse panorama mudou significativamente. Ainda que a possibilidade de descenso não tenha sido totalmente afastada, os resultados e o desempenho do Alvinegro nas últimas rodadas possibilitam que as aspirações do clube na competição sejam, pouco a pouco, atualizadas a um patamar superior. O próprio técnico corintiano admitiu isso após a vitória por 1 a 0 diante do líder São Paulo.

"A gente sabe que o patamar tem que ser outro, estamos em busca disso e essa vitória nos dá a possibilidade de sonhar um pouco mais no campeonato. Nós ainda estamos distantes do grupo que está um pouco mais à frente, mas jogo a jogo a gente vai buscar se afastar daquilo que nos incomoda e buscar outros objetivos", disse o treinador.

Exagero? Segundo o Probabilidades do Futebol, equipe formada por matemáticos da UFMG especializados em competições esportivas, o Timão possui 8,2% de chances de se classificar para a Libertadores. É pouco, mas já é mais de cinco vezes mais provável que o rebaixamento (1,6%).

Com 18 pontos conquistados no Brasileirão desde a estreia do técnico contra o Athletico-PR, o Corinthians ocupa atualmente a nona colocação da classificação do campeonato nacional. Apenas Palmeiras, Grêmio e São Paulo somaram mais pontos que o Alvinegro nesse mesmo período.

Além disso, o aproveitamento de pontos corintiano saltou de 33% para 44%. Considerando apenas a era Mancini, essa cifra é de 60%, o que significa que o Corinthians teria os mesmos 45 pontos do terceiro colocado Flamengo caso tivesse tido esse rendimento desde a primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

Para melhorar ainda mais o cenário alvinegro, o time terá pela frente mais de uma semana de treinamentos até o próximo compromisso pelo Brasileirão. Somente no dia 21, o Corinthians receberá o Goiás, na Neo Química Arena, às 20h (de Brasília), em mais um duelo decisivo para a mudança de objetivos da equipe na competição, já que o Esmeraldino é o vice-lanterna, com apenas 20 pontos.