Topo

OPINIÃO

Menon: "São Paulo tem dependência de um estilo de jogo que é único"

Do UOL, em São Paulo

14/12/2020 12h00

O São Paulo não conseguiu levar perigo ao Corinthians, que teve sucesso na marcação, e acabou derrotado por 1 a 0 no clássico disputado ontem na Neo Química Arena, dando aos concorrentes a oportunidade de reduzirem a diferença que o time tricolor tem na liderança do Campeonato Brasileiro.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte — com Isabela Labate, Renato Maurício Prado e Ricardo Rocha —, Menon afirma que um jogador decisivo como tem sido o atacante Brenner no São Paulo, precisaria receber a bola, mas no sistema montado por Fernando Diniz, o jogador acabou preso na marcação corintiana. O jornalista acredita que falta variedade ao time são-paulino.

"Eu considero o Brenner um dos melhores definidores do Brasil atualmente, ele define muito bem as jogadas, com um toque só, não demora para ajeitar a bola. Teve uma jogada que o Daniel Alves passou a bola para o Gabriel Sara e até ajeitar a bola, o jogador chega, o Brenner não é assim. Mas quando a bola não chega, não tem oportunidade, ele meio que desaparece em campo", diz Menon.

"Acho que o São Paulo, na minha opinião, não é dependência do Luciano e do Brenner, é dependência de um estilo de jogo que é único, o São Paulo joga igual em todas as partidas, ele não tem jogada de profundidade, não tem o que a gente chama de ponta, então fica um jogo picado muito pelo meio. Deu certo em muitos jogos, é bom, é bonito às vezes, o São Paulo nos últimos seis jogos teve quatro vitórias e dois empates, mas às vezes é preciso mudar, eu não acho que um grande time deva ter só um estilo de jogo", completa.

Menon também cita a saída de Luciano e o impacto que pode ter o possível desfalque do atacante em jogos importantes do São Paulo, além de ver o time de Diniz mais uma vez em perigo nos contra-ataques no jogo de quarta-feira, contra o vice-líder Atlético-MG.

"O elenco do São Paulo é curto, muito do São Paulo estar bem hoje em dia na tabela eu acho que se deve à ausência do covid. O time não foi abalado pela covid, não teve desfalques, agora começam a aparecer as coisas ruins, o Luciano fica fora", diz o jornalista.

"O contra-ataque do Corinthians matou o São Paulo. O próximo jogo é contra o Keno e o Savarino, possivelmente, aí a cobra vai apitar, é difícil, contra-ataque do Keno e contra-ataque do Savarino é bem pior que o do Corinthians, então o São Paulo tem que se cuidar no próximo jogo", conclui.

O Fim de Papo volta a ser apresentado na próxima terça-feira, após a partida entre Palmeiras e Libertad pelas quartas de final da Copa Libertadores.