Palmeiras consegue absolvição de Felipe Melo em julgamento do STJD
O Palmeiras conseguiu absolver Felipe Melo em primeira instância, no julgamento ocorrido hoje (14), pela primeira comissão disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
O meio-campista havia denunciado por agressão (artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva) e poderia pegar de quatro a 12 partidas de suspensão, mas o departamento jurídico do clube conseguiu fazer com que o STJD não acatasse a denúncia feita pela procuradoria.
O lance em questão aconteceu no jogo contra o Vasco, dia 8 de novembro, em que o camisa 30 foi acusado de aplicar uma chave de braço em Léo Matos. A denúncia, inclusive, contava com declarações de lutadores de UFC analisando o lance e citava que Felipe "extrapola a sua vontade, demonstra agressividade, usualmente se envolve em confusões e, não à toa, possui o apelido de pitbull".
O departamento jurídico do Palmeiras, porém, sustentou que o lance não poderia ser revisado pelo tribunal, pois foi visto pelo árbitro de campo, Anderson Daronco, pelo VAR, e nem foi citado na súmula do confronto. A argumentação teve base no artigo 58-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva: "as decisões disciplinares tomadas pela equipe de arbitragem durante a disputa de partidas, provas ou equivalentes são definitivas, não sendo passíveis de modificação pelos órgãos judicantes da Justiça Desportiva".
A maioria dos auditores acatou a tese do clube, confirmando que o lance foi acompanhado de perto pelo juiz e revisto pelo vídeo, sem ocorrer uma denúncia ou chamado do VAR.
Um dos auditores votou por um jogo de suspensão, pelo artigo 250 (ato desleal ou hostil), e outro auditor recebeu a denúncia, mas absolveu Felipe Melo na sequência.
O jogador sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo durante essa mesma partida e está em tratamento. A previsão era de que o capitão alviverde voltasse apenas na temporada que vem, mas ele espera ter condições de atuar nas fases finais da Copa Libertadores, em janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.