Topo

Internacional

Votação "gigante" colocaria Inter entre maiores colégios eleitorais do RS

Torcida do Inter vai eleger presidente do clube para os próximos três anos - Ricardo Duarte/Inter
Torcida do Inter vai eleger presidente do clube para os próximos três anos Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/12/2020 13h01

Se o Inter fosse um município, estaria entre os 25 maiores colégios eleitorais do Rio Grande do Sul. Com 65.206 sócios aptos a voto no pleito de amanhã (15), o Colorado estaria acima de cidades importantes em participação.

Municípios como Alegrete, Ijuí, Lajeado, Santo Ângelo, Sapiranga e Campo Bom, por exemplo, possuem colégio eleitoral inferior ao Inter, segundo dados do TSE. De acordo com levantamento do UOL Esporte, a quantidade de aptos a participar colocaria o Colorado, com folga, entre os 25 maiores do RS.

Por outro lado, a participação não tem sido tão grande. Em seu último processo eleitoral, de 2018, o Inter tinha 64.372 aptos a participar do pleito e apenas 16. 259 votaram. Marcelo Medeiros foi reeleito com mais de 92% da preferência dos aficionados que participaram, o que totalizou 14.441 votos. Ou seja, menos de 23% do total de aptos a votar.

Desta vez, porém, a torcida está engajada e a expectativa é que o número de participantes seja maior. A votação ocorrerá totalmente pela internet, via site oficial das eleições ou aplicativo do clube.

A eleição será aberta às 10h (de Brasília) desta terça-feira e ocorrerá até as 17h (de Brasília).

Além do novo presidente do clube para os próximos três anos, cujos candidatos são José Aquino Flôres de Camargo (Chapa 3) e Alessandro Barcellos (Chapa 5), os associados ainda votarão para renovação de 150 cadeiras no Conselho Deliberativo do clube. Para esta eleição estão inscritas 11 chapas.

Internacional