Como o retorno do lateral Fábio Santos influencia a boa fase do Corinthians
Contratado pelo Corinthians em outubro, o lateral esquerdo Fábio Santos não precisou de muito tempo para se tornar um dos líderes do elenco e um homem de confiança da comissão técnica. O jogador, que ainda não sabe o que é perder desde o retorno ao Timão, tem sido peça importante para a melhora do sistema defensivo da equipe. Afinal, o Alvinegro não sofre gols há quatro rodadas. Mas a influência do veterano de 35 anos não se encerra aí.
Campeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes em 2012, Fábio Santos retornou ao Corinthians por indicação do técnico Vagner Mancini, com quem trabalhou no Atlético-MG.
A negociação foi fechada em outubro, mas o defensor estava nos planos do Timão desde a última temporada, quando Duílio Monteiro Alves, então diretor de futebol e recém-eleito para presidir o clube no próximo triênio — toma posse em 4 de janeiro e ficará no cargo até 31 de dezembro de 2023 —, sinalizou o interesse no atleta, mas ouviu uma negativa do clube mineiro.
Sem espaço sob o comando de Jorge Sampaoli, Fábio Santos foi liberado e assinou rapidamente até o fim da próxima temporada com o Corinthians. De lá para cá, o dono da camisa 26 do Timão entrou em campo em sete partidas e ajudou a equipe a conquistar quatro vitórias e três empates.
A melhora no sistema defensivo com o lateral em campo é expressiva, com o time sendo vazado em apenas duas oportunidades. Sem ele, o Alvinegro perdeu dois jogos (Atlético-MG e América-MG) e empatou outro (América-MG) — os confrontos com o Coelho foram válidos pela Copa do Brasil e atleta não atuou porque já havia defendido o Galo na competição de mata-mata.
A busca por uma solução na ala esquerda, aliás, foi um tormento para os comandantes corintianos durante esta temporada, com Sicley frustrando os planos da diretoria. Fábio se apresentou como uma solução estabilizadora.
Junto com Vagner Mancini, o lateral tem atuação importante para a melhora do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Com a vitória no clássico contra o São Paulo, o Alvinegro abriu oito pontos de distância para o Vasco — o primeiro a figurar na zona do rebaixamento — e já começa a pensar em uma vaga à Copa Sul-Americana, ou até mesmo à Copa Libertadores da próxima temporada.
Nos bastidores, Fábio Santos também tem sido bastante elogiado. O experiente jogador assumiu o papel de liderança no elenco ao lado de outros medalhões, como Cássio, Gil, Fagner e Jô. Brincalhão, o lateral tem contribuído para a melhora do clima no CT Joaquim Grava e aproximado os atletas mais jovens daqueles que têm mais tempo de casa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.